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Alguém que ama a vida e odeia as injustiças

23 fevereiro, 2020

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O Inexplicável Mundo Novo!
Sentada na cadeira dos meus sessenta e seis anos, vejo com inegável espanto o decorrer das ações e alguns pensamentos dos meus pares humanos que me deixam quiçá boquiaberta, quiçá espantada.
Senão vejamos:
Vive-se numa sociedade em que a república de valores igualitários está posta de lado em prol de uma aristocracia mediática. Os jovens, porque são os mais susceptíveis, lutam por um lugar não ao sol, mas de likes no instagram e redes sociais a fins. A imagem seja na vertical, na horizontal, seja de pernas para o ar, seja de cabelos ao vento ou colados, olhos normais ou estrábicos, todas contam desde que chamem a atenção e um dedo malandro e viciado coloque o tal likezinho. Supimpa de orgulho, o jovem, o adulto ou o quase idoso (nestes o facebook é a página de eleição), e com o brilhozinho no olhar, o sorriso em semi-decúbito a aflorar nos rostos lisos ou riscados do tempo, o sentimento de afeição de ser querido impera no milhentos instangrianos, facebookianos, e todos os outros que por ai pululam.
A exposição da vida pessoal não só afetiva como comercial é mote de negocio de um corso de seguidores ávidos do seu hipotético dia- que- há-de- vir- de- fama.
Um modo idiossincrático de felicidade ao jeito do novo milénio.
Mas falando em milénio, os Milennials (geração Y), os reis e rainhas de toda esta rede de contactos sociais virtuais, que colam os olhos ao ecrã dos Gadgets mais diversos, aqueles cujos polegares possuem uns quantos mm a mais de falangetas dado a adaptação às novas techs, aqueles que desde o útero materno (sim, creio, que já lá dentro se sentam e dedilham algo que lhes permite a incrível destreza polegariana), pois que logo que eclodem neste inexplicável mundo novo são portadores da síndrome touchable.
Isto apenas em relação aos Gadgets. Um Mundo diverso, descontinuo e algo paradoxal. Bem mais preocupante é a inexplicável sociabilidade da virtualidade, o plágio dos sentimentos e o inquestionável politicamente correto.
Vamos por partes.
Neste Inexplicável Mundo Novo despiram-se os fatos da tradição, pelo cheiro bolorento, antigo e retardado e inovou-se. Inovou-se numa cama de plágio. Na culinária surgiu uma nova a sinonímia: selamos e confitamos a carne, emulsionamos os ácidos, branqueamos os legumes, reduzimos os ingredientes, clarificamos os caldos e por aí fora, pois que continuar seria exaustivo e totalmente insípido. Nada tenho contra o correto uso da terminologia culinária, é óbvio que a cozinha requer “ciência” todavia, não exageremos, pois que fazer o que anteriormente se fez, utilizando quantidades menores numa panóplia de apresentação excelente confecionado com menor grau de polinsaturados, não significa reivindicar uma “Nouvelle Cuisine”. Perdoem-me o galicismo, mas soube-me mesmo bem.
Inerente a esta multiplicidade culinária vem o paradigma dietista. Nos dias de hoje ser forte que não obeso, porque tal sempre foi considerado doentio, deselegante quiçá desleixado, ser forte como dizia, significa não preencher os parâmetros de uma tipologia predeterminada. Hipocritamente e porque é de bom-tom, ou melhor dito politicamente correto, frontalmente utiliza-se uma verborreia de panaceia, argumentando que o que interessa é o interior, que as pessoas não se medem pelo exterior. Contudo, desde tenra idade, o bullying motivado pelo aspeto físico, em que o peso é um dos fatores, os tamanhos de vestuário e toda a indústria adjacente, tornam bem claro que os estereótipos imperam e governam. Comer saudável é praticamente uma obrigação, pois que mais não seja o comum dos mortais é sujeito a um bombardeio de “comidas saudáveis” que circulam pelos canais televisivos a par de edições livreiras prontamente alardeadas em escaparates bem visíveis para quem passa e perpassa no correr da vida.
O ginásio e o corpo perfeito, fazem-me relembrar o mito grego traduzido na plêiade mitológica. Os deuses do Olimpo finalmente desceram à Terra no século XXI. Não foi em vão que Zeus raptou a Europa. Os descendentes, dois milénios depois, ditam os seus “fabulásticos” mitos. Sejamos, então, obsessivamente míticos neste cantinho à beira-mar plantado.
Em seguida vem o politicamente correto.
Tema enviesado por ser labirinto de ideologias políticas Hoje dizem-se inverdades, denominam-se dignas profissões com nomes bem dizentes, como se fosse vergonha chamar a um digníssimo continuo, um trolha, uma empregada doméstica e tantos outros, necessários à sociedade bem como parte integrante da mesma. Há sim incorrecção mudar a denominação ao que se faz, desde que não se utilize o pejorativo, pelo simples facto de um pedantismo vestido de pressuposta correção. Há orgulho em ser trolha, carpinteiro ou sapateiro tal como há em ser médico, engenheiro, farmacêutico, etc. Todos são necessários à sociedade. Porquê então mascarar, o que não necessita de modo algum de disfarce, pela sua intrínseca dignidade? A meu ver, criou-se uma falácia do tamanho do que se é e não daquilo que vive.
De igual forma é politicamente correto ser feliz como se a felicidade se multiplicasse à laia da giesta ou da simples erva daninha. A felicidade, quando alcançada é o resultado muito complexo de trabalho inexorável, de muita opção de muito tudo. Não é panaceia, nem lágrima fácil. Tudo é bem difícil neste mundo e os anos ensinam-nos. Logo, o pior dos erros é criar uma geração no mito de que tudo está sob o clique de um dedo e que é tangível perseguir os sonhos. Os sonhos são tão fugazes que na maioria das vezes, nem relembrados são na manhã seguinte. Porém, criar no espírito dos Milennials que o futuro é o produto de fatores estrategicamente trabalhados e que deste modo serão tangíveis, creio ser uma forma positiva e honesta sem inverdade de abrir a vontade dos nossos filhos ou netos de acordo com a precocidade que cada um dos mais velhos teve.
É politicamente correto não mencionar as escolhas de género ou de raça. Neste tema, por demais sensível, penso que cada um de nós deverá caber a escolha e a narrativa adequada, todavia firme. Casais homossexuais, lésbicos ou heterossexuais devem ter exatamente o mesmo tratamento desde que as três tipologias revelem comportamentos socialmente adequados. Na mesma linha, penso que a denominação de negro não é pejorativa. A raça negra existe, ao passo que a raça branca não existe, mas sim a caucasiana. Logo o invés e revés do racismo nominal. Naturalmente que a denominação da raça não cabe na essência humana que habita em cada um de nós. Assim, antes de sermos diletantes no comportamento caucasiano versus negro ou negro versus caucasiano, sejamos, antes de tudo Seres Humanos de qualidades e defeitos. Tão revoltante é o caucasiano que bate no negro ,como o negro que assalta o caucasiano. Ambos são paradigmas de uma sociedade cujos valores morais se vêm perdendo enquanto se corre na busca do mítico politicamente correto.
Finalmente e porque este corolário de pensamento se vem já alongando demasiado. A incompreensível personificação dos animais. Todo e qualquer animal é um ser vivo e como tal deve ser qualitativamente tratado. Mas há uma diferença que ocorreu algures aquando da evolução das espécies. O Ser Humano é um Ser Racional conquanto o animal é um Ser Vivo Irracional è verdade que os animais são extremamente amigos e dóceis. Que fazem companhia a quem está só que são um motivo de alegria. Tudo isso é verdade. Não concebo que sejam maltratados, que não tenham os cuidados veterinários, alimentares e de higiene. Que não lhes seja dispensado carinho e conforto. Também não concebo que se chamem, no caso especifico dos cães, Dianas, Alices, Marcos e Josés, entre tantos outros. Animal é animal, pessoa é pessoa. Se tanto mitificamos o corpo, se tanto mediatizamos a imagem, para depois em termos de personificação nos confundirmos com os nossos animais. Perguntar se um cão ou cadela é menino ou menina, é incrível. Será macho ou fêmea. Se entramos neste túnel de personagens trocadas. Será que devemos perguntar a um jovem casal de pais: “.Como está o seu bebé - cria? É macho-menino ou fêmea-menina? Há que existir uma certa contenção. O extrapolar, por vezes, trás em si consequência nefastas. As gerações X e os Milennials têm que pensar que o mundo não será eternamente deles, pois que um dia também se sentarão na cadeira ou num qualquer outro Gadget decorativo aquando dos sessenta e seis e aí dedilharão uma reflexão bem mais corrosiva do que esta” baby boomer” efetuou sobre o Inexplicável Mundo Novo.
23 Fevereiro 2020
Maria Teresa Soares

08 dezembro, 2019

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O quebra-nozes

Na dança feérica do Natal, o quebra-nozes saltita de noz em noz. Entala, quebra, esmaga. Crac-crac-crac. As nozes rolam nas suas conchas de madeira e o quebra-noz dança elegante na sua posição de bailarino natalício.
Tal como no conto e no ballet o nosso quebra-noz também se transforma. Não é soldado impoluto no seu uniforme, nem bailarino de um qualquer palco, o nosso quebra-noz é gente, é homem. Homem quebra-noz, assim se chamou.
E assim, era uma vez…
Leonardo de cabelo cinzento e barba mais branca do que tinta, pernas ainda ágeis e olhar miúdo quebra os passos nos degraus da ladeira. O crac-crac dos seus passos dilui-se no ar porque o vento passa correndo na ladeira de degraus gastos. Leonardo ajeita a gola do casaco e de rosto fechado continua imperturbável o crac dos seus passos. Esmaga, não as nozes, mas os pensamentos. Aperta-os, crac, esmaga-os, crac, quebra-os, crac. Assim quase entontecido, pisa o último degrau. Está quase. Atira a cabeça para trás   bebendo a neblina da noite. Saciou o calor da boca. Arrefeceu um pouco.
Com a força das tenazes toca a campainha, estridente, dolente, leve. Espera. O ouvido apura-se ao tac-tac de saltos que deslizam breve no mosaico interior. Um rosto leve que  espreita e olha deixando-o entrar. Balbucia algo que a mulher percebe.
Deixa-o ali e de novo o tac-tac dos saltos que se afastam…
Espera de olhos semicerrados. Luta com os demónios imaginários. Vê-se no rosto, na tez, na pele retesada da fronte e do pescoço. As veias grossas espiam. As tenazes da vontade apertam-no. Leva a mão ao cabelo num gesto maquinal de despenteio ou de libertação?
Leonardo quebra-nozes espera. Espera por algo que perdeu ou quebrou. Não se lembra bem. Não se lembra como foi. Não se lembra onde a sua noz de vida ficou vazia. Sabe que ele como quebra-noz a partiu, sabe-o.
Volta a repuxar o pensamento, volta a apertar os olhos, volta que não volta. Deita a mão à porta. Tem medo. Medo e raiva. Não sabe como nem porquê.
A raiva, a ira, perdem-no. Arrepende-se., mas o orgulho é uma das suas tenazes, a outra, a outra tenaz   é a loucura. Um a loucura de sabores doces e acres vestida de arlequim humano. Leonardo pára. Não vai fugir. Não vai desistir. Não vai, desta vez, não.
-Filho…
A voz. Fica tenso. As memórias rebentam. Luta, consigo, com o tempo, com a raiva, com as palavras, com o medo e as lágrimas. Tudo em segundos. Tudo no tempo em que a noz da sua vida rebola por entre os braços de um pai.
E  foi  assim  que Leonardo quebra-dançou  a este pas-de-deux de amor.!

07 novembro, 2019

. .Os Erros do Ensino
 É erro querer teorizar o que é da prática
 Numa sala de aula em que professores e alunos constituem uma pequena comunidade de ensino-aprendizagem, é erro cabal, querer debitar e aplicar a teoria seja comportamental ou pedagógica quando as vivencias, melhor dito, os casos saltam para a vida nas suas múltiplas facetas sociais, em que o aluno é o produto de um caleidoscópio denominado por sociedade, em que muitos dos progenitores, pese a idade dos seus filhos, ainda estão a aprender o seu papel de pais dada a enormidade de mudanças e teorias subjacentes. É um erro de palmatória que conduz à desumanização. É um erro procurar aplicar teorias a situações resultantes de disfuncionalidades familiares sejam elas económicas. Afetivas ou inclusive sociais. A sala de aula deve ser o lugar de encontro e não de desfasamento. O professor tem formação científica pedagógica e não psicológica. Quando se constrói uma casa não basta ter o design do arquiteto, são necessários os cálculos do engenheiro civil, caso contrário, a casa alui nos seus alicerces. Assim é o ensino. É um erro burocratizar o papel dos docentes A velha máxima” A César o que é de César” e “ao Professor o que é do Professor” remete-nos para o seu papel de pedagogo e não de burocrata. Fazem-no estiolar o tempo, enfraquecer a vontade, cansar o espírito e engolir a revolta em nome de uma pseudo carreira vital à subsistência do docente. É erro diabólico estiolar horas e horas que somadas se tornam semanas e meses com papelada, reuniões redondas de soluções quadradas com a pretensão ilusória ou conveniente de gizar a formação do futuro. O futuro não será feito de bonecos de papel, será, antes esborratado em gente incompleta de espírito se o modelo se mantiver.
 É erro minimizar o conhecimento dos professores
 Assiste-se nos dias de hoje a uma contestação implícita dos progenitores, quanto ao modo em como o docente veicula os conhecimentos e aplica as pedagogias. Numa sociedade carente em cultura geral que se extravasa em especificidade não deixa de ser um espanto, o modo em como alguns pais ( alguns, diga-se em boa verdade)pretendem corrigir, minimizar os conhecimentos dos docentes apoiando-se sempre que lhes falta a sapiência nos conteúdos contestados, no apoio intrínseco dos explicadores, alegando incompetência e mau desempenho profissional. Naturalmente que atitudes deste jaez leva
É um erro o Ministério da" Educação desvalorizar os docentes e os seus problemas.
“Perdemos os professores, mas ganhamos o país" (Maria de Lurdes Rodrigues), quando há onze anos a então Ministra da Educação proferiu esta célebre frase em resultado das greves e manifestações ocorridas, visualizava-se já uma guerra mais do que institucional, se tornaria de vontades. O Ministério ganhou os pais, ou melhor, a conveniência ou conivência de alguns pais, porque ainda existem pais que almejam o melhor para os seus filhos, que confiam nos professores enquanto formadores de gerações. Há pais que partilham as suas angústias na condução do crescimento e aprendizagem dos seus educandos; há pais que confiam abertamente no bom senso e capacidade de quem ensina; há pais que são preciosos colaboradores do ensino, que começa em casa sob a orientação dos progenitores e expande-se na escola sob a capa de ensino aprendizagem veiculada pelos professores. A vida possui vários currículos. É no currículo oculto que permanece o “Eu” de cada aluno, o lugar onde se encontram os ensinamentos que não foram planeados ou prescritos, é, pois, a dimensão implícita de todo o processo educacional o qual transvaza das simples paredes da instituição ou ambiente escolar .De acordo com Perrenoud (1995) os ensinamentos transmitidos de maneira subliminar, ou seja, aqueles que não foram prescritos nem planeados segundo o currículo prescrito, mas que acontecem por meio de práticas e condutas influenciadas pela identidade dos agentes envolvidos no processo também fazem parte do currículo dito oculto. É precisamente neste currículo, que o papel do professor é fundamental, perante os pressupostos em sala de aula implícitos e episódicos, resultantes do contexto aliado à dinâmica em que a aula se desenrola, uma vez que é detentor da capacidade e habilidade em permeio com a sensibilidade em saber utilizar um acontecimento ou questão em evidência naquele momento, que surge em consonância com temas importantes para formação do indivíduo. Fica clara, então, a ligação estreita entre o currículo real e o currículo oculto. Segundo Perrenoud (2005) a abordagem a partir do currículo real, ou seja, a partir da operacionalização do currículo prescrito, e da experiência de vida, tem impactos diretos no papel do professor, uma vez que, para ele, “se ensinamos o ‘que somos’, segundo uma fórmula que convém tanto à educação quanto à sociedade, o primeiro recurso da escola seria o grau de cidadania dos professores”. É assim, mister do professor utilizar, em meio pedagógico de sala de aula, situações e saberes que emergem de experiências de interação social e de significação ultrapassando o que foi estabelecido.
 É fatual, é consensual, que no seu dia a dia para além da obrigatoriedade da aplicação de um currículo real e formal, o professor aplica igualmente o oculto. Não o fará com a premência que os problemas sociais do quotidiano dos alunos necessitam, porém a extensão dos conteúdos programáticos que cada disciplina possui, não permitem muitas divagações nem sequer o quebrar de ritmo sob a pena do docente ser tido como um incompetente dado nem sequer a matéria toda ter lecionado. Por outro lado, se a matéria é toda lecionada há algo de errado com o docente porque não exercitou os conteúdos devidamente, porque não contextualizou ou humanizou outras situações dos seus alunos. Agradar a Gregos e a Troianos jamais teve ecos na História!
 Se estamos doentes vamos ao médico de família. Todavia, se a maleita carece de outra especificidade que não a de clínica geral somos encaminhados para o especialista. Porque então numa sociedade em mutação em que as doenças são do foro social e psíquico, os casos não são encaminhados, analisados e tratados pelos psicólogos escolares? Porquê cabe ao docente o papel de pedagogo e psicólogo? Talvez por isso a guerra tenha sido aberta e se tenham perdido os professores e ganho os pais, talvez…
Depois, o professor é também um Ser Humano que necessita de subsistir, de ter condições necessárias ao seu bom desempenho dado possuir uma tarefa de muita responsabilidade. Não é a luta entre a vida e a morte, é “somente” o desenvolvimento equilibrado do ser humano. Hoje, pelo país fora presenciam-se aberrações, tais como a de professores tornados gastrópodes, especificamente caracóis, porque andam permanentemente de casa às costas, deixando para trás ora mulher, ora marido e filhos. É o sistema, diz-se. O único e exclusivo culpado desta situação é o Ministério da Educação mais o seu complexo e incongruente método programático de colocações.. Já se pensou, já pensou a sociedade, que amanhã teremos alguns milhares de jovens, filhos dos tais caracóis sapientes, jovens disfuncionais fruto de problemas emocionais e económicos cuja raiz reside nas ausências consecutivas de um ou outro progenitor. Uma espécie da abandono camuflado ano após ano, até que crescem e ei-los na ribalta da revolta constituindo, eventualmente constituir uma ala problemática da sociedade? É bem verdade, que o concidadão apenas sente o que vê, um apanágio muito nosso, porém há que pensar, repensar e cuidar.
 Depois chegamos aos vencimentos. Um professor como toda a classe média portuguesa é mal pago. Somos um país economicamente em dicotomia. Somos quase, quase, quase uma colónia democrática e europeia da América do Sul. Alguém, na sua vida, dá continuamente o seu melhor sem nada em troca? Duvido. Madres Teresa só houve uma, Gente boa, altruísta mas não despegada, há muita, e entre eles estão os Professores.
 Outros erros, muitos erros tem a sociedade debitado nas costas de quem ensina e forma. De erro em erro vai-se engrossando a revolta, o desencanto, a intermitência. Valorizar e fazer cada vez mais e melhor necessita de estabilidade e aceitação. A sociedade transmuta-se quotidianamente em rotações, quiçá translações vertiginosas, no entanto, há arquétipos da natureza que são imutáveis, há idiossincrasias conceituais que continuam intemporais.
Naturalmente e como em todas as profissões existem os medíocres, os médios, os bons e muitos bons. Porque não, também entre os professores? Claro que é assim, claro que a sociedade é assim, claro que os alunos são assim, claro que os pais também assim o são. É o carrossel da vida. Porquê, então imputar os malefícios a uma classe? Porquê degradá-la e agredi-la? É isto a sociedade portuguesa, é isto um Estado de Direito? É isto a plenitude dos direitos cívicos? É isto numa palavra a Democracia porque tanto se almejou? Algo vai muito mal neste retangulo à beira-mar plantado, algo de muito confuso, de muito inexplicável. Termino simplesmente com um velho provérbio nacional: “Quem não sabe o que quer, perde o que tem”
 Chaves, 7 de Novembro 2019.
 Maria Teresa Soares .

07 setembro, 2019

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Carta a um jovem político
A Politica ou a Politeia motivou-a dado seu lado social, humano, jurídico ou económico ou simplesmente pela apetência intrínseca à mudança. Tantas premissas num só conceito. Daí nasce ou nasceu a sua complexidade. Mas paremos com as divagações e sejamos assertivos.
Creio que todo o jovem quando a abraça sente aquele frémito de ser capaz de alguma forma em mudar o mundo. Seja o pequeno mundo à sua volta (a Pólis), seja a multiplicidade de Pólis que interligadas constituem a nossa globalidade. Pois bem, acredito que o sente, acredito que o tentará fazer, acredito que a sua força será, não um produto tóxico tão comum nas lides financeiras, mas sim uma mais-valia ricardiana em que o “resíduo”sobejará.
A minha visão política é a de quem viveu já o suficiente para ser um pouco cética sobre o uso das palavras, que de um modo geral jamais acompanharam as ações. Aliás, creio que um dos grandes problemas da política ou dos políticos portugueses é a dessincronização entre o que é pensado, quiçá legislado e o executado. Delibera-se, promete-se originando um hiato entre a resolução e a sua consecução. Talvez aqui se inicie o conceito de não política, mãe e pai de tanta abstenção.
O conceito político pressupõe à priori boas intenções dado ser umas atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos. Ora, assim sendo, porque razão debitamos tantos pós-conceitos sobre o que de errado se fez, que em boa verdade já foi julgado (as eleições têm a sedução única de cativar ou desmotivar o amante, neste caso o povo.), mas dizia eu, o eterno cliché verbal sobre os erros passados é desnecessário. A memória dos povos é irrevogável, pese muitas vezes parecer adormecida, porém quando chega a altura, estremece-se, acorda-se e uiva-se. Nós sabemos porque vivenciamos as disfuncionalidades e os erros dos quadriénios legislativos. Estamos cientes. Criticar foi próprio da uma geração da qual faço parte e não da vossa. A síndrome de “ se não foste tu, foi o teu pai há um ano” não tem lugar nesta sociedade em mutação e mutante. O ontem foi arquétipo de idiossincrasias que o futuro não comporta.
Por outro lado convenhamos que o povo já não é o que era, ainda que inculto, embora já alfabetizado, descrê facilmente qual herança de um passado ainda não tão longínquo, cuja roda da história ainda teima em manter atavismos, irresoluções e ceticismos. De má memória o analfabetismo facilitador da ditadura para a atual iliteracia potenciadora de má democracia. Ouvir não é o mesmo que compreender, ouvir não significa aplicar, (há que compreender primeiro sem ser embalado) porém as legislaturas genericamente falando, têm embalado não o povo, mas a si próprias.
Anda a politica, andam os políticos, andam os fazedores de política questionando-se sobre a razão de tamanha abstenção que grassa nas democracias ocidentais. Fazem-se estudos, preconizam-se inquéritos, delineiam-se conceitos que se procuram inscrevem em grelhas para posteriormente sofrerem a diatribe da estatística. Pobres humanos!
Quão simples é a resposta: O povo, nós, tu e eles, está farto de promessas, de ideologias, de incongruências, de injustiças. Quando os políticos e os fazedores da política se convencerem disso, então o processo de votação será revertido, porque as ações serão o espelho dos conceitos. Até lá, a estagnação será óbvia. A saturação tal como a sabemos no liquido torna-o não bebível. Do mesmo modo a saturação de boas intenções perdidas, de tanto e tanto por fazer é impeditiva da votação. Atenção que legislar ou radiodifundir promessas é a antítese da sua execução. O povo não come promessas. São por demais incompletas para saciarem a fome de vida.
Pertenço a uma geração de ideais. Aquela geração que ainda acreditou no poder da solidariedade, na verdade e na justiça. Uma geração cuja safra de homens foi notável em várias áreas, mormente na politica: Olof Palme, Bruno Craxi, Willy Brandt, J.F. Kennedy, João Goulart, Fidel Castro, João XXIII, Mário Soares, António Arnaut, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e tantos outros que se “ libertaram da lei da morte” como disse o nosso poeta maior.
O Estado de Providencia ou Estado Social ao jeito socialista tem por objetivo o bem-estar do seu povo. É factual. Em boa verdade se diga, que existiu um desenvolvimento incomensurável a nível social nestes últimos quarenta anos. Passamos de uma sociedade puramente rural (no sábio dizer de António Barreto) para uma sociedade tecnológica. O salto foi tanto e tão grande que na maioria das vezes dispensou a velha e sólida estrutura dos andaimes e decidiu movimentar-se numa espécie de parkour insano, originando quedas perigosas e deslizes pecaminosos.
Recuando um pouco, verificou-se que o compromisso entre as classes trabalhadoras e os detentores do capital cedo se cansaram mesmo tendo  ainda na memória a multiplicidade de lutas sociais violentas e crises económicas graves que foram  conducentes a um compromisso no qual os trabalhadores deixaram cair muitas das suas reivindicações e os proprietários aceitaram uma maior tributação no que respeita aos lucros de curto prazo. Esta dupla renúncia facultou a gestão do Estado e simultaneamente conferiu-lhe autonomia no que respeitava os interesses divergentes das partes, passando a tutelar a concertação social. Deste modo transformou os recursos financeiros provenientes da tributação do capital privado e dos rendimentos salariais em “capital social”, que por outras palavras se diziam ser as politicas públicas e sociais.
Ora são ou deviam ser essas mesmíssimas políticas públicas ou sociais que provavelmente seriam a matriz de desenvolvimento de um país, do nosso país. Porém e, tristemente consta-se que tal não sucede, uma vez que o desvio dos dinheiros públicos é a vergonha da politica nacional.
Abstenho-me de epítetos partidários. Recuso-os, porque acima de tudo o bem comum gizado em ideais democráticos não comportava ideologias. Essas vieram depois, muito depois, uma espécie de moda, que por ser tão volátil tem que mudar sazonalmente, neste caso quadrienalmente, mas enfim, é consensual nas grelhas da política.
Escolher esta ou aquela roupagem política é usual, tal como o é optar por este ou aquele estilo de vida de acordo com as vivências resultantes da inserção socioeconómica cultural a que somos sujeitos por inerência, opção ou desvario. Depois chega o politicamente correto. Este cavalheiro ou senhora, quiçá transexual, lésbica ou gay vinculou-se quase como regra sem que todavia se saiba o porquê. Uma moda ou uma falácia? O tempo o dirá. Se moda, passará, se falácia, a lógica repô-la-á. É nesta camuflagem que se vão gizando os costumes, os valores e a sociedade toma a forma de retorta sem conteúdo. Não, não dou pessimista, somente analítica. Aprendi que tomar a “nuvem por Juno” é muito perigoso, muito mesmo. Porque vivemos num mundo de teia comunicacional, talvez essa mesma teia se tenha extrapolado nos seus contornos e perturbado, quiçá as ideias, as nossas ideias.
A rapidez das ideias é comparada à mudança de opinião dos políticos. Mais rápida do que a mudança de fraldas que o nosso Eça preconizava, até porque hoje já são descartáveis. Verificamos como hoje se diz branco, para depois se afirmar preto e quando ambas se diluem sorri-se no cinzento. Jamais pensei que a oratória se tornasse paleta de cores, mas o que sei eu?
Desejo-lhe firmemente as melhores vitórias, as mais imparciais decisões, a mais frutuosa carreira política, no entanto tenha sempre presente de que “ as promessas só comprometem aqueles que as recebem (Charles de Gaulle) e porque o politico serve ou deve servir o povo é apenas a verdade que compromete o povo à política e com a política.
Chaves, 4 de Setembro de 2019
Maria Teresa Soares

07 março, 2019

.MULHER

 Maria nome em concha de batismo. Maria da gente e do mundo. Um ser da vida. Um corpo, um rosto, um olhar, um dar, um sorrir, um esgar, eis Maria -mulher e mulher-Maria.
 Maria-mulher de riso e de alma branca, de olhar atento, de olhar encovado, de afago dolente, de afago macio, de abraço apertado, de abraço sentido. Maria que corre nos dias, que chora nas horas e que sorri ao tempo, Maria-mãe; Maria-gente que passa e perpassa nos nós da vida. que ampara amor feito gente na carne ventrada de si, que aspira a gota rolada na face, que tudo dá sem nada ter no amanhã. Maria mulher da casa, do pão, do amor e da dor e do riso.
 Maria- mulher dançada na alma das palavras, quebrada nos atos da vida, condenada na sua condição de Ser comprada, vendida, usada, magoada, regozijada, mimada e venerada.
 Mulher-maria de corpo macio, ancas felinas, pernas rodadas, seios firmes, lábios túrgidos, vermelhos, prenhes de desejo, de olhos húmidos clementes, ardentes, de mãos ávidas, abertas e cativas, de suspiros cálidos e sussurrantes, Mulher.
 Maria mulher e Mulher maria que corre, que abre, que fecha, que acorda e ri, que dorme e chora, que ama e odeia. Mulher que se dobra, que cai e se ergue no caminho das horas, mulher que no ventre tem a esperança do amanhã; mulher da luta, da paz, do porvir, do passado, mulher da noite e do dia, do sol e da lua, mulher do esquecimento e da memória, de lágrimas sangradas , escondidas e de gargalhadas prenhes de amanhã; mulher de mãos gastas, de dedos crivados, de mente rica , de palavras doces, de saberes próprios, de visão única e sentir singular, de mil sonhos sonhados e outros tantos desfeitos
Maria de todos os nomes sem concha de batismo, apenas a sua condição de MULHER.

 Maria Teresa Soares
7-03-19 .

18 novembro, 2018

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O que é ser mãe?
Talvez o mundo, talvez a vida, talvez a carne, talvez o amor de um o olhar, de um rir, de um choro, de um estar e um não estar.
Mãe é ter horas sentidas pingadas de lágrimas, ou povoadas de gargalhares vibrantes e cristalinos, de murmúrios vividos, de ais e ahahs. Mãe é o verbo corrido no ventre de um substantivo concluído em adjectivos.
Mãe é mulher que se dobrada na dor. Mãe é estar depois de parir; Mãe é afagar quando o riso se apaga ou o soluço brota; Mãe é o gesto doce dos dias; Mãe é dizer Não quando o coração sussurra, Sim; Mãe é, talvez, a mais sublime obra do mundo.  A alma de uma mãe perde-se no horizonte em cada pôr do sol para logo renascer em cada madrugada plena de luz, amor e sombra.; Mãe é haste vibrátil tornada tronco milenar nos ciclos da vida.
Mãe ampara, enxuga lágrimas, endireita ideias, constrói esperanças, dá asas. Depois, muito depois já no tempo dos dias, quando sozinha poisa a cabeça, e olha no infinito sente que a lágrima se solta, mas sorri.
Mãe é gente que sente assim.
Mãe sou eu faz hoje trinta e quatro anos. Um ciclo de que se renovou. Mãe e avó.
 Ao meu filho, meu amor maior um beijo doce do tamanho do meu amor e á minha neta um sol de amor.  
Chaves, 18 de novembro de 2018

29 setembro, 2018

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Quando chega a Quarta-feira de cinzas…
Naquela tarde de outono de vento quente e céu pesado, Rosina cruzou os braços no regaço, soltou um suspiro e vagueou o espírito pelos montes da sua idade.
Não era nova a Rosina. Na tez riscavam-se as linhas dos anos, nos olhos, as teias das imagens cruzavam-se nos cantos, mais abaixo nos lábios serpenteavam os socalcos dos beijos dados e por dar e na figura sentada a ligeireza de outros dias era roubada pelo caruncho das dobradiças tornando-a mais lenta no erguer. Rosina não era nova, mas, ainda não era de todo, velha. Espreitava entre as duas, recalcitrante em largar a primeira, no entanto, ainda mais reticente em abraçar a segunda. Não era tola a Rosina. Não era, não senhor.
Naquela tarde estava sentada na varanda., olhava para além, para o vazio, para aquele espaço povoado da sua gente, da que respirara e rira com ela  e que andava algures, ou já partira. O tempo é mesmo o maior carnaval da vida, pensava. Se o tempo dos foliões são três dias, três tempos são também o nosso caminho. Nascer-crescer, amadurecer-viver, envelhecer-morrer. Três tempos, três tempos com risos, alegrias, vitórias, esperanças, tristezas e esperas. Três tempos de vida. Rosina estreita os olhos como se quisesse espevitar as imagens dos seus tempos. Depois, lentamente, recosta-se no granito da parede, estende as mãos sobre as pernas e sorri.
Fora numa manhã de sol quente e zumbido de abelhas, mesmo por detrás do ribeiro que ela e o seu Abel perderam o tino. Coisas de gente jovem. Não havia malicia, só gosto e gozo, claro está. Depois, o ribeiro em baixo cantava tão cristalino, que seria um desperdício não aproveitar aquele embalar. O tempo de viver começou aí. Viveu depressa, porém, viveu muito e bem. Era o segundo dia no tempo dos foliões. Um dia dourado que a fez mulher, mãe e dona da sua vida. Mais tarde, quando sentado à mesa, ela e ele, já com os foliõezinhos gerados no segundo tempo, escutavam as palavras que o novo tempo trazia, olhavam-se, e perplexos procuravam entender. Já não era coisa de novos, já era tempo de um maduro, muito maduro. O tempo quase a roçar o terceiro dia dos foliões.
 E no terceiro dia dos foliões, a mesa ficou vazia, a casa silenciosa. Os seus pequenos grandes deixaram de morar ali, o seu Abel fantasiou-se de velho, e ela, a Rosina diva da sua alegoria também humedeceu. Agora era o terceiro dia, do tempo do descanso, dos céus cinzentos, dos silêncios redondos e das palavras breves. Tempo, em que o tempo se faz tempo de vida.
Ao longe, muito ao longe há um bramido no cinzento da tarde. Uma espécie de trompeta a encerrar o tempo de festa. Rosina abre a porta. Entra.
Não foi por querer, não foi por gosto, foi um sem querer que a fez pisar o umbral do envelhecer.
Rosina dos dias quentes, do zumbido das abelhas, do marulhar das águas, do riso e das lágrimas, do tempo de mulher, dos dias de mãe e das tardes da vida. Rosina de quarta-feira de cinzas.