"...És homem, não te esqueças! Só é tua a loucura onde, com lucidez, te reconheças." Miguel Torga
05 abril, 2020
31 março, 2020
Um Vírus
Joana encolhe-se no sofá na exata medida em que
o tropel das notícias vindas da televisão a envolve. Não são boas. Nestes dias,
não o são. Joana é jovem, mas tem medo. Medo do que acontece. Medo do mundo que
desconhece. Medo do hoje fechado no amanhã sem vidraças. Ainda não tem medo da
morte. Joana é jovem. Luís sentado diante do computador procura trabalhar.
Procura a concentração que foge. Sobre a superfície preta da mesa o androide
não pára. Já lhe cortou o som, contudo de vez em quando não resiste e espreita.
Espreita as mensagens que caem. Inequívocas, plangentes e numéricas. Luís até
gosta de números, gosta muito, mas destes não. Não gosta dos números da doença
e menos ainda dos da morte. Luís é novo, porém já espreitou nas vidraças do
amanhã. Sonhou amando o amanhã. Fez planos quando a vidraça era limpa, quando o
mundo ainda era igual. Hoje os vidros estão turvos e do outro lado há o vazio. Luís
tem na mente a incerteza dos dias e na boca o gosto acre do medo. Luís tem medo.
Marta cai redonda sobre o banco. As pernas
teimam em desobedecer-lhe. O corpo treme. O olhar perde-se e as mãos? As mãos
caem perdidas sobre as pernas sentadas. Marta abana a cabeça. Tem dez minutos.
Dez minutos de descanso. Como se dez minutos bastassem para apagar o caos. Como
se o tempo parasse e o mundo voltasse ao antes. O estetoscópio desliza do
pescoço, também ele quer espreitar o descanso. Marta já viu muita doença
caminhar pelos corredores. Por mais terrível que fosse percebiam-lhe a
fisionomia e os traços. Agora são enganadores, possuem uma dinâmica agressiva.
Parecem o que não são, sendo o que são. E assim, sendo o que são, tornam-se
parasitas da vida..Marta levanta-se, estica-se, compõe a máscara, calça luvas
limpas e vai de novo à labuta. Quem a vê repara nos círculos negros, no
arrastar de pés e nos gestos febris. Ainda não vai parar desta vez, há que
continuar na intermitência do lugar e da vida durante estas doze horas de
turno. Medo? Talvez, o medo de não vencer e de cair também.
António
encosta-se ao vidro da varanda, a ligação com o mundo de lá fora. António tem
setenta e picos anos e está só. Não tem ninguém. Só mais o eco de si mesmo.
Noutros dias tinha família, depois tudo foi embora. Ele ficou porque o tempo
assim o quis. Agora o tempo muda o mundo Muda na rotina das vontades, nos
paradigmas construídos em tempo de vertigem; na fiabilidade do paradigma
económico; na prosopeia do dinheiro; na fragilidade do desígnio político; na
desregulamentação dos mercados, na intensificação dos fluxos financeiros, na
abertura das economias às trocas internacionais; no aparecimento de novos e
complexos produtos financeiros, bem como a realização de operações financeiras
cada vez mais intrincadas; na invencibilidade do poder; na mesquinhez dos
círculos; na crença da frivolidade em contraponto à negação da valoração dos
sentimentos humanos que não as pieguices ocasionais e bacocas numa valoração
quase viral de afetos fáceis.
António murmura algo, algo inteligível, algo que vem de dentro num suspiro limpo. Algo que o faz mexer e olhar mais além. Não tem medo da doença, nem da morte. Gosta da vida apesar das suas linhas retorcidas. Tem a noção limpa que o tempo tem um princípio e um fim. Tem a experiência do tempo. De onde viemos, ficamos e iremos. Abana a cabeça e dirige-se para o seu pequeno-almoço.
António murmura algo, algo inteligível, algo que vem de dentro num suspiro limpo. Algo que o faz mexer e olhar mais além. Não tem medo da doença, nem da morte. Gosta da vida apesar das suas linhas retorcidas. Tem a noção limpa que o tempo tem um princípio e um fim. Tem a experiência do tempo. De onde viemos, ficamos e iremos. Abana a cabeça e dirige-se para o seu pequeno-almoço.
Isabel já não tem idade. Foi invadida. A
agressividade inunda-lhe o corpo. Sabe o que tem, sabe o que sente, sabe quase
tudo. O antes e o depois. Isabel não pensa, luta. Quem luta não se pode
estiolar em pensamento. Tudo se resume à luta da vida. Aqui e agora. Não há
medo. O medo veio no inicio depois, mais medo e só fim a luta. Será inglória?
Será? Na vida a força, a união, a entreajuda, a cumplicidade, a disponibilidade
e o sentir mitigam, amparam e vencem barreiras, estabelecem laços e criam
fronteiras de amor próximo. Na morte dão-se as mãos, varrem-se as dores e
renasce-se. Hoje e ontem o mundo mudou. Joana, Luís, Marta, António e Isabel
não são apenas personagens de um texto, mas antes heróis do nosso mundo em
sofrimento. O mundo gritou e o Ser Humano tremeu. O respeito deve começar na
casa onde o pai alberga e ama o filho. Aprendamos a lição que já vai sendo
tempo. As epidemias grassaram ao longo dos milénios, e nos não somos senão o
produto quase final dessa sobrevivência. Cumpramos as regras, sejamos atentos e
ativos. Sejamos conscienciosos para que exista sempre um Amanhã Livre.
Maria
Teresa Soares
24-3-2020
07 março, 2020
.
.
Para todas as mulheres no seu Dia
Mulher.Papoila,
Mulher papoila de pétalas rubras
e estames breves. Mulher de coração quente que amassa o vento da vida em grutas
pulsantes. Papoila vergada no vai e vem dos dias; papoila breve e leve de pólen
esvoaçado na dádiva do amor. Mulher semente.
Mulher Rosa
Espinhosa, coquete, efémera e
bela. Rosa- mulher -menina de jeito delicado e pestanas em asas de mariposa num
entrechocar de zunzum coquete e delicioso; Pétalas de cetim em jeito de adorno;
Mulher rosa rubra de pétalas
envolventes, frementes e luxuriantes, qual artista no trapézio do desejo. Olhos
abertos, boca húmida e mãos que acariciam prenhes de Amor. Mulher -feiticeira das
ilusões
Mulher Cravo
Firme e recortada. Múltiplo de
pétalas coloridas em cálice de porvir. Cravos brancos, rosa, amarelos e rubros.
Cravos que propalam o perfume forte e doce da força da vida. Mulher de vontade,
de conceitos, de Ser em essência, de Estar para Ser.
Mulher Giesta.
Esculpida no vento, dançada no
tempo. Mulher Giesta que brota por entre as fráguas de terra dura, singela e
forte para mais tarde sorrir em lágrimas de amarelo e branco vestindo de luz e esperança
os caminhos dos dias; Mulher Giesta que ondula e se empertiga ao vento mas não esmorece na vontade de vencer.
Mulher Urze.
Espontânea no seu lidar, serena
no seu tato. A Mulher -Urze de todos os dias, das noites em branco, dos dias
chorosos, das dores sentidas, do mundo em redor; Mulher que sara, ampara, limpa
e dá cor ao mundo.
Mulher-Mãos
Mulher que lava, cozinha, semeia,
penteia, sova, tricota, desenha, pinta, escreve e acaricia. Mulher de duas mãos,
de mil corações, de vontades sem fim e Alma rubra. Mulher.
Mulher-Mãe
Mulher flor, mulher matriz,
mulher semeada em fruto gerado, mulher continuada no sémen do Amor. Mulher de
gestos doces e carícias no olhar. Mulher máter
Ah, mas ser tudo isso, papoila, rosa, cravo , giesta ou
urze, mãos , mãe e tanto mais, é ser a força, é ser a luta, é ser a
lágrima rolada, é ser a alegria, é ser a razão
do mundo, é ser a
dor , é
ser o quebrar, o erguer e o crescer é ser a renúncia e o crer, é ser o A
mor e o Porvir; é
tudo e o nada do mundo porque ser
Mulher é ser a Vida
Maria Teresa Soares
7-3-2020
23 fevereiro, 2020
.
.
O Inexplicável Mundo Novo!
Sentada na cadeira dos meus
sessenta e seis anos, vejo com inegável espanto o decorrer das ações e alguns
pensamentos dos meus pares humanos que me deixam quiçá boquiaberta, quiçá
espantada.
Senão vejamos:
Vive-se numa sociedade em que a
república de valores igualitários está posta de lado em prol de uma
aristocracia mediática. Os jovens, porque são os mais susceptíveis, lutam por
um lugar não ao sol, mas de likes no instagram e redes sociais a fins. A imagem
seja na vertical, na horizontal, seja de pernas para o ar, seja de cabelos ao
vento ou colados, olhos normais ou estrábicos, todas contam desde que chamem a
atenção e um dedo malandro e viciado coloque o tal likezinho. Supimpa de orgulho, o jovem, o adulto ou o quase idoso
(nestes o facebook é a página de eleição), e com o brilhozinho no olhar, o
sorriso em semi-decúbito a aflorar nos rostos lisos ou riscados do tempo, o
sentimento de afeição de ser querido impera no milhentos instangrianos,
facebookianos, e todos os outros que por ai pululam.
A exposição da vida pessoal não
só afetiva como comercial é mote de negocio de um corso de seguidores ávidos do
seu hipotético dia- que- há-de- vir- de- fama.
Um modo idiossincrático de
felicidade ao jeito do novo milénio.
Mas falando em milénio, os
Milennials (geração Y), os reis e rainhas de toda esta rede de contactos
sociais virtuais, que colam os olhos ao ecrã dos Gadgets mais diversos, aqueles cujos polegares possuem uns quantos
mm a mais de falangetas dado a adaptação às novas techs, aqueles que desde o útero materno (sim, creio, que já lá
dentro se sentam e dedilham algo que lhes permite a incrível destreza polegariana),
pois que logo que eclodem neste inexplicável mundo novo são portadores da
síndrome touchable.
Isto apenas em relação aos Gadgets.
Um Mundo diverso, descontinuo e algo paradoxal. Bem mais preocupante é a
inexplicável sociabilidade da virtualidade, o plágio dos sentimentos e o
inquestionável politicamente correto.
Vamos por partes.
Neste Inexplicável Mundo Novo
despiram-se os fatos da tradição, pelo cheiro bolorento, antigo e retardado e
inovou-se. Inovou-se numa cama de plágio. Na culinária surgiu uma nova a
sinonímia: selamos e confitamos a carne, emulsionamos os ácidos, branqueamos os
legumes, reduzimos os ingredientes, clarificamos os caldos e por aí fora, pois
que continuar seria exaustivo e totalmente insípido. Nada tenho contra o
correto uso da terminologia culinária, é óbvio que a cozinha requer “ciência”
todavia, não exageremos, pois que fazer o que anteriormente se fez, utilizando quantidades
menores numa panóplia de apresentação excelente confecionado com menor grau de
polinsaturados, não significa reivindicar uma “Nouvelle Cuisine”. Perdoem-me o
galicismo, mas soube-me mesmo bem.
Inerente a esta multiplicidade
culinária vem o paradigma dietista. Nos dias de hoje ser forte que não obeso,
porque tal sempre foi considerado doentio, deselegante quiçá desleixado, ser
forte como dizia, significa não preencher os parâmetros de uma tipologia predeterminada.
Hipocritamente e porque é de bom-tom, ou melhor dito politicamente correto,
frontalmente utiliza-se uma verborreia de panaceia, argumentando que o que
interessa é o interior, que as pessoas não se medem pelo exterior. Contudo,
desde tenra idade, o bullying motivado
pelo aspeto físico, em que o peso é um dos fatores, os tamanhos de vestuário e
toda a indústria adjacente, tornam bem claro que os estereótipos imperam e governam.
Comer saudável é praticamente uma obrigação, pois que mais não seja o comum dos
mortais é sujeito a um bombardeio de “comidas saudáveis” que circulam pelos
canais televisivos a par de edições livreiras prontamente alardeadas em escaparates
bem visíveis para quem passa e perpassa no correr da vida.
O ginásio e o corpo perfeito,
fazem-me relembrar o mito grego traduzido na plêiade mitológica. Os deuses do
Olimpo finalmente desceram à Terra no século XXI. Não foi em vão que Zeus
raptou a Europa. Os descendentes, dois milénios depois, ditam os seus
“fabulásticos” mitos. Sejamos, então, obsessivamente míticos neste cantinho à
beira-mar plantado.
Em seguida vem o politicamente
correto.
Tema enviesado por ser labirinto
de ideologias políticas Hoje dizem-se inverdades, denominam-se dignas
profissões com nomes bem dizentes, como se fosse vergonha chamar a um
digníssimo continuo, um trolha, uma empregada doméstica e tantos outros,
necessários à sociedade bem como parte integrante da mesma. Há sim incorrecção
mudar a denominação ao que se faz, desde que não se utilize o pejorativo, pelo
simples facto de um pedantismo vestido de pressuposta correção. Há orgulho em
ser trolha, carpinteiro ou sapateiro tal como há em ser médico, engenheiro,
farmacêutico, etc. Todos são necessários à sociedade. Porquê então mascarar, o
que não necessita de modo algum de disfarce, pela sua intrínseca dignidade? A
meu ver, criou-se uma falácia do tamanho do que se é e não daquilo que vive.
De igual forma é politicamente
correto ser feliz como se a felicidade se multiplicasse à laia da giesta ou da
simples erva daninha. A felicidade, quando alcançada é o resultado muito
complexo de trabalho inexorável, de muita opção de muito tudo. Não é panaceia,
nem lágrima fácil. Tudo é bem difícil neste mundo e os anos ensinam-nos. Logo,
o pior dos erros é criar uma geração no mito de que tudo está sob o clique de
um dedo e que é tangível perseguir os sonhos. Os sonhos são tão fugazes que na
maioria das vezes, nem relembrados são na manhã seguinte. Porém, criar no
espírito dos Milennials que o futuro é o produto de fatores estrategicamente
trabalhados e que deste modo serão tangíveis, creio ser uma forma positiva e
honesta sem inverdade de abrir a vontade dos nossos filhos ou netos de acordo
com a precocidade que cada um dos mais velhos teve.
É politicamente correto não
mencionar as escolhas de género ou de raça. Neste tema, por demais sensível,
penso que cada um de nós deverá caber a escolha e a narrativa adequada, todavia
firme. Casais homossexuais, lésbicos ou heterossexuais devem ter exatamente o
mesmo tratamento desde que as três tipologias revelem comportamentos
socialmente adequados. Na mesma linha, penso que a denominação de negro não é
pejorativa. A raça negra existe, ao passo que a raça branca não existe, mas sim
a caucasiana. Logo o invés e revés do racismo nominal. Naturalmente que a
denominação da raça não cabe na essência humana que habita em cada um de nós.
Assim, antes de sermos diletantes no comportamento caucasiano versus negro ou
negro versus caucasiano, sejamos, antes de tudo Seres Humanos de qualidades e
defeitos. Tão revoltante é o caucasiano que bate no negro ,como o negro que
assalta o caucasiano. Ambos são paradigmas de uma sociedade cujos valores
morais se vêm perdendo enquanto se corre na busca do mítico politicamente
correto.
Finalmente e porque este corolário
de pensamento se vem já alongando demasiado. A incompreensível personificação
dos animais. Todo e qualquer animal é um ser vivo e como tal deve ser
qualitativamente tratado. Mas há uma diferença que ocorreu algures aquando da
evolução das espécies. O Ser Humano é um Ser Racional conquanto o animal é um
Ser Vivo Irracional è verdade que os animais são extremamente amigos e dóceis.
Que fazem companhia a quem está só que são um motivo de alegria. Tudo isso é verdade.
Não concebo que sejam maltratados, que não tenham os cuidados veterinários,
alimentares e de higiene. Que não lhes seja dispensado carinho e conforto.
Também não concebo que se chamem, no caso especifico dos cães, Dianas, Alices,
Marcos e Josés, entre tantos outros. Animal é animal, pessoa é pessoa. Se tanto
mitificamos o corpo, se tanto mediatizamos a imagem, para depois em termos de
personificação nos confundirmos com os nossos animais. Perguntar se um cão ou
cadela é menino ou menina, é incrível. Será macho ou fêmea. Se entramos neste túnel
de personagens trocadas. Será que devemos perguntar a um jovem casal de pais: “.Como
está o seu bebé - cria? É macho-menino ou fêmea-menina? Há que existir uma
certa contenção. O extrapolar, por vezes, trás em si consequência nefastas. As
gerações X e os Milennials têm que pensar que o mundo não será eternamente
deles, pois que um dia também se sentarão na cadeira ou num qualquer outro Gadget
decorativo aquando dos sessenta e seis e aí dedilharão uma reflexão bem mais
corrosiva do que esta” baby boomer”
efetuou sobre o Inexplicável Mundo Novo.
23 Fevereiro 2020
Maria Teresa Soares
08 dezembro, 2019
.
.
O quebra-nozes
Na dança feérica do Natal, o
quebra-nozes saltita de noz em noz. Entala, quebra, esmaga. Crac-crac-crac. As
nozes rolam nas suas conchas de madeira e o quebra-noz dança elegante na sua
posição de bailarino natalício.
Tal como no conto e no ballet o
nosso quebra-noz também se transforma. Não é soldado impoluto no seu uniforme, nem
bailarino de um qualquer palco, o nosso quebra-noz é gente, é homem. Homem
quebra-noz, assim se chamou.
E assim, era uma vez…
Leonardo de cabelo cinzento e
barba mais branca do que tinta, pernas ainda ágeis e olhar miúdo quebra os
passos nos degraus da ladeira. O crac-crac dos seus passos dilui-se no ar
porque o vento passa correndo na ladeira de degraus gastos. Leonardo ajeita a
gola do casaco e de rosto fechado continua imperturbável o crac dos seus passos.
Esmaga, não as nozes, mas os pensamentos. Aperta-os, crac, esmaga-os, crac,
quebra-os, crac. Assim quase entontecido, pisa o último degrau. Está quase.
Atira a cabeça para trás bebendo a neblina da noite. Saciou o calor da
boca. Arrefeceu um pouco.
Com a força das tenazes toca a
campainha, estridente, dolente, leve. Espera. O ouvido apura-se ao tac-tac de
saltos que deslizam breve no mosaico interior. Um rosto leve que espreita e olha deixando-o entrar. Balbucia algo
que a mulher percebe.
Deixa-o ali e de novo o tac-tac
dos saltos que se afastam…
Espera de olhos semicerrados.
Luta com os demónios imaginários. Vê-se no rosto, na tez, na pele retesada da
fronte e do pescoço. As veias grossas espiam. As tenazes da vontade apertam-no.
Leva a mão ao cabelo num gesto maquinal de despenteio ou de libertação?
Leonardo quebra-nozes espera.
Espera por algo que perdeu ou quebrou. Não se lembra bem. Não se lembra como
foi. Não se lembra onde a sua noz de vida ficou vazia. Sabe que ele como
quebra-noz a partiu, sabe-o.
Volta a repuxar o pensamento,
volta a apertar os olhos, volta que não volta. Deita a mão à porta. Tem medo.
Medo e raiva. Não sabe como nem porquê.
A raiva, a ira, perdem-no.
Arrepende-se., mas o orgulho é uma das suas tenazes, a outra, a outra tenaz é a
loucura. Um a loucura de sabores doces e acres vestida de arlequim humano. Leonardo
pára. Não vai fugir. Não vai desistir. Não vai, desta vez, não.
-Filho…
A voz. Fica tenso. As memórias
rebentam. Luta, consigo, com o tempo, com a raiva, com as palavras, com o medo
e as lágrimas. Tudo em segundos. Tudo no tempo em que a noz da sua vida rebola por
entre os braços de um pai.
E foi assim
que Leonardo quebra-dançou a este
pas-de-deux de amor.!
07 novembro, 2019
.
.Os Erros do Ensino
É erro querer teorizar o que é da prática
Numa sala de aula em que professores e alunos constituem uma pequena comunidade de ensino-aprendizagem, é erro cabal, querer debitar e aplicar a teoria seja comportamental ou pedagógica quando as vivencias, melhor dito, os casos saltam para a vida nas suas múltiplas facetas sociais, em que o aluno é o produto de um caleidoscópio denominado por sociedade, em que muitos dos progenitores, pese a idade dos seus filhos, ainda estão a aprender o seu papel de pais dada a enormidade de mudanças e teorias subjacentes. É um erro de palmatória que conduz à desumanização. É um erro procurar aplicar teorias a situações resultantes de disfuncionalidades familiares sejam elas económicas. Afetivas ou inclusive sociais. A sala de aula deve ser o lugar de encontro e não de desfasamento. O professor tem formação científica pedagógica e não psicológica. Quando se constrói uma casa não basta ter o design do arquiteto, são necessários os cálculos do engenheiro civil, caso contrário, a casa alui nos seus alicerces. Assim é o ensino. É um erro burocratizar o papel dos docentes A velha máxima” A César o que é de César” e “ao Professor o que é do Professor” remete-nos para o seu papel de pedagogo e não de burocrata. Fazem-no estiolar o tempo, enfraquecer a vontade, cansar o espírito e engolir a revolta em nome de uma pseudo carreira vital à subsistência do docente. É erro diabólico estiolar horas e horas que somadas se tornam semanas e meses com papelada, reuniões redondas de soluções quadradas com a pretensão ilusória ou conveniente de gizar a formação do futuro. O futuro não será feito de bonecos de papel, será, antes esborratado em gente incompleta de espírito se o modelo se mantiver.
É erro minimizar o conhecimento dos professores
Assiste-se nos dias de hoje a uma contestação implícita dos progenitores, quanto ao modo em como o docente veicula os conhecimentos e aplica as pedagogias. Numa sociedade carente em cultura geral que se extravasa em especificidade não deixa de ser um espanto, o modo em como alguns pais ( alguns, diga-se em boa verdade)pretendem corrigir, minimizar os conhecimentos dos docentes apoiando-se sempre que lhes falta a sapiência nos conteúdos contestados, no apoio intrínseco dos explicadores, alegando incompetência e mau desempenho profissional. Naturalmente que atitudes deste jaez leva
É um erro o Ministério da" Educação desvalorizar os docentes e os seus problemas.
“Perdemos os professores, mas ganhamos o país" (Maria de Lurdes Rodrigues), quando há onze anos a então Ministra da Educação proferiu esta célebre frase em resultado das greves e manifestações ocorridas, visualizava-se já uma guerra mais do que institucional, se tornaria de vontades. O Ministério ganhou os pais, ou melhor, a conveniência ou conivência de alguns pais, porque ainda existem pais que almejam o melhor para os seus filhos, que confiam nos professores enquanto formadores de gerações. Há pais que partilham as suas angústias na condução do crescimento e aprendizagem dos seus educandos; há pais que confiam abertamente no bom senso e capacidade de quem ensina; há pais que são preciosos colaboradores do ensino, que começa em casa sob a orientação dos progenitores e expande-se na escola sob a capa de ensino aprendizagem veiculada pelos professores. A vida possui vários currículos. É no currículo oculto que permanece o “Eu” de cada aluno, o lugar onde se encontram os ensinamentos que não foram planeados ou prescritos, é, pois, a dimensão implícita de todo o processo educacional o qual transvaza das simples paredes da instituição ou ambiente escolar .De acordo com Perrenoud (1995) os ensinamentos transmitidos de maneira subliminar, ou seja, aqueles que não foram prescritos nem planeados segundo o currículo prescrito, mas que acontecem por meio de práticas e condutas influenciadas pela identidade dos agentes envolvidos no processo também fazem parte do currículo dito oculto. É precisamente neste currículo, que o papel do professor é fundamental, perante os pressupostos em sala de aula implícitos e episódicos, resultantes do contexto aliado à dinâmica em que a aula se desenrola, uma vez que é detentor da capacidade e habilidade em permeio com a sensibilidade em saber utilizar um acontecimento ou questão em evidência naquele momento, que surge em consonância com temas importantes para formação do indivíduo. Fica clara, então, a ligação estreita entre o currículo real e o currículo oculto. Segundo Perrenoud (2005) a abordagem a partir do currículo real, ou seja, a partir da operacionalização do currículo prescrito, e da experiência de vida, tem impactos diretos no papel do professor, uma vez que, para ele, “se ensinamos o ‘que somos’, segundo uma fórmula que convém tanto à educação quanto à sociedade, o primeiro recurso da escola seria o grau de cidadania dos professores”. É assim, mister do professor utilizar, em meio pedagógico de sala de aula, situações e saberes que emergem de experiências de interação social e de significação ultrapassando o que foi estabelecido.
É fatual, é consensual, que no seu dia a dia para além da obrigatoriedade da aplicação de um currículo real e formal, o professor aplica igualmente o oculto. Não o fará com a premência que os problemas sociais do quotidiano dos alunos necessitam, porém a extensão dos conteúdos programáticos que cada disciplina possui, não permitem muitas divagações nem sequer o quebrar de ritmo sob a pena do docente ser tido como um incompetente dado nem sequer a matéria toda ter lecionado. Por outro lado, se a matéria é toda lecionada há algo de errado com o docente porque não exercitou os conteúdos devidamente, porque não contextualizou ou humanizou outras situações dos seus alunos. Agradar a Gregos e a Troianos jamais teve ecos na História!
Se estamos doentes vamos ao médico de família. Todavia, se a maleita carece de outra especificidade que não a de clínica geral somos encaminhados para o especialista. Porque então numa sociedade em mutação em que as doenças são do foro social e psíquico, os casos não são encaminhados, analisados e tratados pelos psicólogos escolares? Porquê cabe ao docente o papel de pedagogo e psicólogo? Talvez por isso a guerra tenha sido aberta e se tenham perdido os professores e ganho os pais, talvez…
Depois, o professor é também um Ser Humano que necessita de subsistir, de ter condições necessárias ao seu bom desempenho dado possuir uma tarefa de muita responsabilidade. Não é a luta entre a vida e a morte, é “somente” o desenvolvimento equilibrado do ser humano. Hoje, pelo país fora presenciam-se aberrações, tais como a de professores tornados gastrópodes, especificamente caracóis, porque andam permanentemente de casa às costas, deixando para trás ora mulher, ora marido e filhos. É o sistema, diz-se. O único e exclusivo culpado desta situação é o Ministério da Educação mais o seu complexo e incongruente método programático de colocações.. Já se pensou, já pensou a sociedade, que amanhã teremos alguns milhares de jovens, filhos dos tais caracóis sapientes, jovens disfuncionais fruto de problemas emocionais e económicos cuja raiz reside nas ausências consecutivas de um ou outro progenitor. Uma espécie da abandono camuflado ano após ano, até que crescem e ei-los na ribalta da revolta constituindo, eventualmente constituir uma ala problemática da sociedade? É bem verdade, que o concidadão apenas sente o que vê, um apanágio muito nosso, porém há que pensar, repensar e cuidar.
Depois chegamos aos vencimentos. Um professor como toda a classe média portuguesa é mal pago. Somos um país economicamente em dicotomia. Somos quase, quase, quase uma colónia democrática e europeia da América do Sul. Alguém, na sua vida, dá continuamente o seu melhor sem nada em troca? Duvido. Madres Teresa só houve uma, Gente boa, altruísta mas não despegada, há muita, e entre eles estão os Professores.
Outros erros, muitos erros tem a sociedade debitado nas costas de quem ensina e forma. De erro em erro vai-se engrossando a revolta, o desencanto, a intermitência. Valorizar e fazer cada vez mais e melhor necessita de estabilidade e aceitação. A sociedade transmuta-se quotidianamente em rotações, quiçá translações vertiginosas, no entanto, há arquétipos da natureza que são imutáveis, há idiossincrasias conceituais que continuam intemporais.
Naturalmente e como em todas as profissões existem os medíocres, os médios, os bons e muitos bons. Porque não, também entre os professores? Claro que é assim, claro que a sociedade é assim, claro que os alunos são assim, claro que os pais também assim o são. É o carrossel da vida. Porquê, então imputar os malefícios a uma classe? Porquê degradá-la e agredi-la? É isto a sociedade portuguesa, é isto um Estado de Direito? É isto a plenitude dos direitos cívicos? É isto numa palavra a Democracia porque tanto se almejou? Algo vai muito mal neste retangulo à beira-mar plantado, algo de muito confuso, de muito inexplicável. Termino simplesmente com um velho provérbio nacional: “Quem não sabe o que quer, perde o que tem”
Chaves, 7 de Novembro 2019.
Maria Teresa Soares .
É erro querer teorizar o que é da prática
Numa sala de aula em que professores e alunos constituem uma pequena comunidade de ensino-aprendizagem, é erro cabal, querer debitar e aplicar a teoria seja comportamental ou pedagógica quando as vivencias, melhor dito, os casos saltam para a vida nas suas múltiplas facetas sociais, em que o aluno é o produto de um caleidoscópio denominado por sociedade, em que muitos dos progenitores, pese a idade dos seus filhos, ainda estão a aprender o seu papel de pais dada a enormidade de mudanças e teorias subjacentes. É um erro de palmatória que conduz à desumanização. É um erro procurar aplicar teorias a situações resultantes de disfuncionalidades familiares sejam elas económicas. Afetivas ou inclusive sociais. A sala de aula deve ser o lugar de encontro e não de desfasamento. O professor tem formação científica pedagógica e não psicológica. Quando se constrói uma casa não basta ter o design do arquiteto, são necessários os cálculos do engenheiro civil, caso contrário, a casa alui nos seus alicerces. Assim é o ensino. É um erro burocratizar o papel dos docentes A velha máxima” A César o que é de César” e “ao Professor o que é do Professor” remete-nos para o seu papel de pedagogo e não de burocrata. Fazem-no estiolar o tempo, enfraquecer a vontade, cansar o espírito e engolir a revolta em nome de uma pseudo carreira vital à subsistência do docente. É erro diabólico estiolar horas e horas que somadas se tornam semanas e meses com papelada, reuniões redondas de soluções quadradas com a pretensão ilusória ou conveniente de gizar a formação do futuro. O futuro não será feito de bonecos de papel, será, antes esborratado em gente incompleta de espírito se o modelo se mantiver.
É erro minimizar o conhecimento dos professores
Assiste-se nos dias de hoje a uma contestação implícita dos progenitores, quanto ao modo em como o docente veicula os conhecimentos e aplica as pedagogias. Numa sociedade carente em cultura geral que se extravasa em especificidade não deixa de ser um espanto, o modo em como alguns pais ( alguns, diga-se em boa verdade)pretendem corrigir, minimizar os conhecimentos dos docentes apoiando-se sempre que lhes falta a sapiência nos conteúdos contestados, no apoio intrínseco dos explicadores, alegando incompetência e mau desempenho profissional. Naturalmente que atitudes deste jaez leva
É um erro o Ministério da" Educação desvalorizar os docentes e os seus problemas.
“Perdemos os professores, mas ganhamos o país" (Maria de Lurdes Rodrigues), quando há onze anos a então Ministra da Educação proferiu esta célebre frase em resultado das greves e manifestações ocorridas, visualizava-se já uma guerra mais do que institucional, se tornaria de vontades. O Ministério ganhou os pais, ou melhor, a conveniência ou conivência de alguns pais, porque ainda existem pais que almejam o melhor para os seus filhos, que confiam nos professores enquanto formadores de gerações. Há pais que partilham as suas angústias na condução do crescimento e aprendizagem dos seus educandos; há pais que confiam abertamente no bom senso e capacidade de quem ensina; há pais que são preciosos colaboradores do ensino, que começa em casa sob a orientação dos progenitores e expande-se na escola sob a capa de ensino aprendizagem veiculada pelos professores. A vida possui vários currículos. É no currículo oculto que permanece o “Eu” de cada aluno, o lugar onde se encontram os ensinamentos que não foram planeados ou prescritos, é, pois, a dimensão implícita de todo o processo educacional o qual transvaza das simples paredes da instituição ou ambiente escolar .De acordo com Perrenoud (1995) os ensinamentos transmitidos de maneira subliminar, ou seja, aqueles que não foram prescritos nem planeados segundo o currículo prescrito, mas que acontecem por meio de práticas e condutas influenciadas pela identidade dos agentes envolvidos no processo também fazem parte do currículo dito oculto. É precisamente neste currículo, que o papel do professor é fundamental, perante os pressupostos em sala de aula implícitos e episódicos, resultantes do contexto aliado à dinâmica em que a aula se desenrola, uma vez que é detentor da capacidade e habilidade em permeio com a sensibilidade em saber utilizar um acontecimento ou questão em evidência naquele momento, que surge em consonância com temas importantes para formação do indivíduo. Fica clara, então, a ligação estreita entre o currículo real e o currículo oculto. Segundo Perrenoud (2005) a abordagem a partir do currículo real, ou seja, a partir da operacionalização do currículo prescrito, e da experiência de vida, tem impactos diretos no papel do professor, uma vez que, para ele, “se ensinamos o ‘que somos’, segundo uma fórmula que convém tanto à educação quanto à sociedade, o primeiro recurso da escola seria o grau de cidadania dos professores”. É assim, mister do professor utilizar, em meio pedagógico de sala de aula, situações e saberes que emergem de experiências de interação social e de significação ultrapassando o que foi estabelecido.
É fatual, é consensual, que no seu dia a dia para além da obrigatoriedade da aplicação de um currículo real e formal, o professor aplica igualmente o oculto. Não o fará com a premência que os problemas sociais do quotidiano dos alunos necessitam, porém a extensão dos conteúdos programáticos que cada disciplina possui, não permitem muitas divagações nem sequer o quebrar de ritmo sob a pena do docente ser tido como um incompetente dado nem sequer a matéria toda ter lecionado. Por outro lado, se a matéria é toda lecionada há algo de errado com o docente porque não exercitou os conteúdos devidamente, porque não contextualizou ou humanizou outras situações dos seus alunos. Agradar a Gregos e a Troianos jamais teve ecos na História!
Se estamos doentes vamos ao médico de família. Todavia, se a maleita carece de outra especificidade que não a de clínica geral somos encaminhados para o especialista. Porque então numa sociedade em mutação em que as doenças são do foro social e psíquico, os casos não são encaminhados, analisados e tratados pelos psicólogos escolares? Porquê cabe ao docente o papel de pedagogo e psicólogo? Talvez por isso a guerra tenha sido aberta e se tenham perdido os professores e ganho os pais, talvez…
Depois, o professor é também um Ser Humano que necessita de subsistir, de ter condições necessárias ao seu bom desempenho dado possuir uma tarefa de muita responsabilidade. Não é a luta entre a vida e a morte, é “somente” o desenvolvimento equilibrado do ser humano. Hoje, pelo país fora presenciam-se aberrações, tais como a de professores tornados gastrópodes, especificamente caracóis, porque andam permanentemente de casa às costas, deixando para trás ora mulher, ora marido e filhos. É o sistema, diz-se. O único e exclusivo culpado desta situação é o Ministério da Educação mais o seu complexo e incongruente método programático de colocações.. Já se pensou, já pensou a sociedade, que amanhã teremos alguns milhares de jovens, filhos dos tais caracóis sapientes, jovens disfuncionais fruto de problemas emocionais e económicos cuja raiz reside nas ausências consecutivas de um ou outro progenitor. Uma espécie da abandono camuflado ano após ano, até que crescem e ei-los na ribalta da revolta constituindo, eventualmente constituir uma ala problemática da sociedade? É bem verdade, que o concidadão apenas sente o que vê, um apanágio muito nosso, porém há que pensar, repensar e cuidar.
Depois chegamos aos vencimentos. Um professor como toda a classe média portuguesa é mal pago. Somos um país economicamente em dicotomia. Somos quase, quase, quase uma colónia democrática e europeia da América do Sul. Alguém, na sua vida, dá continuamente o seu melhor sem nada em troca? Duvido. Madres Teresa só houve uma, Gente boa, altruísta mas não despegada, há muita, e entre eles estão os Professores.
Outros erros, muitos erros tem a sociedade debitado nas costas de quem ensina e forma. De erro em erro vai-se engrossando a revolta, o desencanto, a intermitência. Valorizar e fazer cada vez mais e melhor necessita de estabilidade e aceitação. A sociedade transmuta-se quotidianamente em rotações, quiçá translações vertiginosas, no entanto, há arquétipos da natureza que são imutáveis, há idiossincrasias conceituais que continuam intemporais.
Naturalmente e como em todas as profissões existem os medíocres, os médios, os bons e muitos bons. Porque não, também entre os professores? Claro que é assim, claro que a sociedade é assim, claro que os alunos são assim, claro que os pais também assim o são. É o carrossel da vida. Porquê, então imputar os malefícios a uma classe? Porquê degradá-la e agredi-la? É isto a sociedade portuguesa, é isto um Estado de Direito? É isto a plenitude dos direitos cívicos? É isto numa palavra a Democracia porque tanto se almejou? Algo vai muito mal neste retangulo à beira-mar plantado, algo de muito confuso, de muito inexplicável. Termino simplesmente com um velho provérbio nacional: “Quem não sabe o que quer, perde o que tem”
Chaves, 7 de Novembro 2019.
Maria Teresa Soares .
07 setembro, 2019
.
.
Carta a um jovem político
A Politica ou a Politeia
motivou-a dado seu lado social, humano, jurídico ou económico ou simplesmente
pela apetência intrínseca à mudança. Tantas premissas num só conceito. Daí
nasce ou nasceu a sua complexidade. Mas paremos com as divagações e sejamos
assertivos.
Creio que todo o jovem quando a
abraça sente aquele frémito de ser capaz de alguma forma em mudar o mundo. Seja
o pequeno mundo à sua volta (a Pólis), seja a multiplicidade de Pólis que
interligadas constituem a nossa globalidade. Pois bem, acredito que o sente,
acredito que o tentará fazer, acredito que a sua força será, não um produto
tóxico tão comum nas lides financeiras, mas sim uma mais-valia ricardiana em
que o “resíduo”sobejará.
A minha visão política é a de
quem viveu já o suficiente para ser um pouco cética sobre o uso das palavras,
que de um modo geral jamais acompanharam as ações. Aliás, creio que um dos
grandes problemas da política ou dos políticos portugueses é a dessincronização
entre o que é pensado, quiçá legislado e o executado. Delibera-se, promete-se
originando um hiato entre a resolução e a sua consecução. Talvez aqui se inicie
o conceito de não política, mãe e pai de tanta abstenção.
O conceito político pressupõe à priori boas intenções dado ser umas
atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos. Ora, assim sendo,
porque razão debitamos tantos pós-conceitos sobre o que de errado se fez, que
em boa verdade já foi julgado (as eleições têm a sedução única de cativar ou
desmotivar o amante, neste caso o povo.), mas dizia eu, o eterno cliché verbal
sobre os erros passados é desnecessário. A memória dos povos é irrevogável,
pese muitas vezes parecer adormecida, porém quando chega a altura,
estremece-se, acorda-se e uiva-se. Nós sabemos porque vivenciamos as
disfuncionalidades e os erros dos quadriénios legislativos. Estamos cientes.
Criticar foi próprio da uma geração da qual faço parte e não da vossa. A
síndrome de “ se não foste tu, foi o teu pai há um ano” não tem lugar nesta
sociedade em mutação e mutante. O ontem foi arquétipo de idiossincrasias que o
futuro não comporta.
Por outro lado convenhamos que o
povo já não é o que era, ainda que inculto, embora já alfabetizado, descrê
facilmente qual herança de um passado ainda não tão longínquo, cuja roda da
história ainda teima em manter atavismos, irresoluções e ceticismos. De má
memória o analfabetismo facilitador da ditadura para a atual iliteracia
potenciadora de má democracia. Ouvir não é o mesmo que compreender, ouvir não
significa aplicar, (há que compreender primeiro sem ser embalado) porém as
legislaturas genericamente falando, têm embalado não o povo, mas a si próprias.
Anda a politica, andam os
políticos, andam os fazedores de política questionando-se sobre a razão de
tamanha abstenção que grassa nas democracias ocidentais. Fazem-se estudos,
preconizam-se inquéritos, delineiam-se conceitos que se procuram inscrevem em
grelhas para posteriormente sofrerem a diatribe da estatística. Pobres humanos!
Quão simples é a resposta: O
povo, nós, tu e eles, está farto de promessas, de ideologias, de
incongruências, de injustiças. Quando os políticos e os fazedores da política
se convencerem disso, então o processo de votação será revertido, porque as
ações serão o espelho dos conceitos. Até lá, a estagnação será óbvia. A
saturação tal como a sabemos no liquido torna-o não bebível. Do mesmo modo a
saturação de boas intenções perdidas, de tanto e tanto por fazer é impeditiva
da votação. Atenção que legislar ou radiodifundir promessas é a antítese da sua
execução. O povo não come promessas. São por demais incompletas para saciarem a
fome de vida.
Pertenço a uma geração de ideais.
Aquela geração que ainda acreditou no poder da solidariedade, na verdade
e na justiça. Uma geração cuja safra de homens foi notável em várias áreas,
mormente na politica: Olof Palme, Bruno Craxi, Willy Brandt, J.F. Kennedy, João
Goulart, Fidel Castro, João XXIII, Mário Soares, António Arnaut, Sá Carneiro,
Álvaro Cunhal e tantos outros que se “ libertaram da lei da morte” como disse o
nosso poeta maior.
O Estado de Providencia ou Estado
Social ao jeito socialista tem por objetivo o bem-estar do seu povo. É factual.
Em boa verdade se diga, que existiu um desenvolvimento incomensurável a nível
social nestes últimos quarenta anos. Passamos de uma sociedade puramente rural
(no sábio dizer de António Barreto) para uma sociedade tecnológica. O salto foi
tanto e tão grande que na maioria das vezes dispensou a velha e sólida
estrutura dos andaimes e decidiu movimentar-se numa espécie de parkour insano,
originando quedas perigosas e deslizes pecaminosos.
Recuando um pouco, verificou-se
que o compromisso entre as classes trabalhadoras e os detentores do capital
cedo se cansaram mesmo tendo ainda na
memória a multiplicidade de lutas sociais violentas e crises económicas graves
que foram conducentes a um compromisso
no qual os trabalhadores deixaram cair muitas das suas reivindicações e os
proprietários aceitaram uma maior tributação no que respeita aos lucros de curto
prazo. Esta dupla renúncia facultou a gestão do Estado e simultaneamente
conferiu-lhe autonomia no que respeitava os interesses divergentes das partes,
passando a tutelar a concertação social. Deste modo transformou os recursos
financeiros provenientes da tributação do capital privado e dos rendimentos
salariais em “capital social”, que por outras palavras se diziam ser as
politicas públicas e sociais.
Ora são ou deviam ser essas
mesmíssimas políticas públicas ou sociais que provavelmente seriam a matriz de
desenvolvimento de um país, do nosso país. Porém e, tristemente consta-se que
tal não sucede, uma vez que o desvio dos dinheiros públicos é a vergonha da
politica nacional.
Abstenho-me de epítetos
partidários. Recuso-os, porque acima de tudo o bem comum gizado em ideais
democráticos não comportava ideologias. Essas vieram depois, muito depois, uma
espécie de moda, que por ser tão volátil tem que mudar sazonalmente, neste caso
quadrienalmente, mas enfim, é consensual nas grelhas da política.
Escolher esta ou aquela roupagem
política é usual, tal como o é optar por este ou aquele estilo de vida de
acordo com as vivências resultantes da inserção socioeconómica cultural a que
somos sujeitos por inerência, opção ou desvario. Depois chega o politicamente
correto. Este cavalheiro ou senhora, quiçá transexual, lésbica ou gay
vinculou-se quase como regra sem que todavia se saiba o porquê. Uma moda ou uma
falácia? O tempo o dirá. Se moda, passará, se falácia, a lógica repô-la-á. É
nesta camuflagem que se vão gizando os costumes, os valores e a sociedade toma
a forma de retorta sem conteúdo. Não, não dou pessimista, somente analítica.
Aprendi que tomar a “nuvem por Juno” é muito perigoso, muito mesmo. Porque
vivemos num mundo de teia comunicacional, talvez essa mesma teia se tenha
extrapolado nos seus contornos e perturbado, quiçá as ideias, as nossas ideias.
A rapidez das ideias é comparada
à mudança de opinião dos políticos. Mais rápida do que a mudança de fraldas que
o nosso Eça preconizava, até porque hoje já são descartáveis. Verificamos como
hoje se diz branco, para depois se afirmar preto e quando ambas se diluem
sorri-se no cinzento. Jamais pensei que a oratória se tornasse paleta de cores,
mas o que sei eu?
Desejo-lhe firmemente as melhores
vitórias, as mais imparciais decisões, a mais frutuosa carreira política, no
entanto tenha sempre presente de que “ as promessas só comprometem aqueles que
as recebem (Charles de Gaulle) e porque o politico serve ou deve servir o povo
é apenas a verdade que compromete o povo à política e com a política.
Chaves, 4 de Setembro de 2019
Maria Teresa Soares
Assinar:
Postagens (Atom)