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.Os Erros do Ensino
É erro querer teorizar o que é da prática
Numa sala de aula em que professores e alunos constituem uma pequena comunidade de ensino-aprendizagem, é erro cabal, querer debitar e aplicar a teoria seja comportamental ou pedagógica quando as vivencias, melhor dito, os casos saltam para a vida nas suas múltiplas facetas sociais, em que o aluno é o produto de um caleidoscópio denominado por sociedade, em que muitos dos progenitores, pese a idade dos seus filhos, ainda estão a aprender o seu papel de pais dada a enormidade de mudanças e teorias subjacentes. É um erro de palmatória que conduz à desumanização. É um erro procurar aplicar teorias a situações resultantes de disfuncionalidades familiares sejam elas económicas. Afetivas ou inclusive sociais. A sala de aula deve ser o lugar de encontro e não de desfasamento. O professor tem formação científica pedagógica e não psicológica. Quando se constrói uma casa não basta ter o design do arquiteto, são necessários os cálculos do engenheiro civil, caso contrário, a casa alui nos seus alicerces. Assim é o ensino.
É um erro burocratizar o papel dos docentes
A velha máxima” A César o que é de César” e “ao Professor o que é do Professor” remete-nos para o seu papel de pedagogo e não de burocrata. Fazem-no estiolar o tempo, enfraquecer a vontade, cansar o espírito e engolir a revolta em nome de uma pseudo carreira vital à subsistência do docente. É erro diabólico estiolar horas e horas que somadas se tornam semanas e meses com papelada, reuniões redondas de soluções quadradas com a pretensão ilusória ou conveniente de gizar a formação do futuro. O futuro não será feito de bonecos de papel, será, antes esborratado em gente incompleta de espírito se o modelo se mantiver.
É erro minimizar o conhecimento dos professores
Assiste-se nos dias de hoje a uma contestação implícita dos progenitores, quanto ao modo em como o docente veicula os conhecimentos e aplica as pedagogias. Numa sociedade carente em cultura geral que se extravasa em especificidade não deixa de ser um espanto, o modo em como alguns pais ( alguns, diga-se em boa verdade)pretendem corrigir, minimizar os conhecimentos dos docentes apoiando-se sempre que lhes falta a sapiência nos conteúdos contestados, no apoio intrínseco dos explicadores, alegando incompetência e mau desempenho profissional. Naturalmente que atitudes deste jaez leva
É um erro o Ministério da" Educação desvalorizar os docentes e os seus problemas.
“Perdemos os professores, mas ganhamos o país" (Maria de Lurdes Rodrigues), quando há onze anos a então Ministra da Educação proferiu esta célebre frase em resultado das greves e manifestações ocorridas, visualizava-se já uma guerra mais do que institucional, se tornaria de vontades. O Ministério ganhou os pais, ou melhor, a conveniência ou conivência de alguns pais, porque ainda existem pais que almejam o melhor para os seus filhos, que confiam nos professores enquanto formadores de gerações. Há pais que partilham as suas angústias na condução do crescimento e aprendizagem dos seus educandos; há pais que confiam abertamente no bom senso e capacidade de quem ensina; há pais que são preciosos colaboradores do ensino, que começa em casa sob a orientação dos progenitores e expande-se na escola sob a capa de ensino aprendizagem veiculada pelos professores. A vida possui vários currículos. É no currículo oculto que permanece o “Eu” de cada aluno, o lugar onde se encontram os ensinamentos que não foram planeados ou prescritos, é, pois, a dimensão implícita de todo o processo educacional o qual transvaza das simples paredes da instituição ou ambiente escolar .De acordo com Perrenoud (1995) os ensinamentos transmitidos de maneira subliminar, ou seja, aqueles que não foram prescritos nem planeados segundo o currículo prescrito, mas que acontecem por meio de práticas e condutas influenciadas pela identidade dos agentes envolvidos no processo também fazem parte do currículo dito oculto.
É precisamente neste currículo, que o papel do professor é fundamental, perante os pressupostos em sala de aula implícitos e episódicos, resultantes do contexto aliado à dinâmica em que a aula se desenrola, uma vez que é detentor da capacidade e habilidade em permeio com a sensibilidade em saber utilizar um acontecimento ou questão em evidência naquele momento, que surge em consonância com temas importantes para formação do indivíduo. Fica clara, então, a ligação estreita entre o currículo real e o currículo oculto. Segundo Perrenoud (2005) a abordagem a partir do currículo real, ou seja, a partir da operacionalização do currículo prescrito, e da experiência de vida, tem impactos diretos no papel do professor, uma vez que, para ele, “se ensinamos o ‘que somos’, segundo uma fórmula que convém tanto à educação quanto à sociedade, o primeiro recurso da escola seria o grau de cidadania dos professores”. É assim, mister do professor utilizar, em meio pedagógico de sala de aula, situações e saberes que emergem de experiências de interação social e de significação ultrapassando o que foi estabelecido.
É fatual, é consensual, que no seu dia a dia para além da obrigatoriedade da aplicação de um currículo real e formal, o professor aplica igualmente o oculto. Não o fará com a premência que os problemas sociais do quotidiano dos alunos necessitam, porém a extensão dos conteúdos programáticos que cada disciplina possui, não permitem muitas divagações nem sequer o quebrar de ritmo sob a pena do docente ser tido como um incompetente dado nem sequer a matéria toda ter lecionado. Por outro lado, se a matéria é toda lecionada há algo de errado com o docente porque não exercitou os conteúdos devidamente, porque não contextualizou ou humanizou outras situações dos seus alunos. Agradar a Gregos e a Troianos jamais teve ecos na História!
Se estamos doentes vamos ao médico de família. Todavia, se a maleita carece de outra especificidade que não a de clínica geral somos encaminhados para o especialista. Porque então numa sociedade em mutação em que as doenças são do foro social e psíquico, os casos não são encaminhados, analisados e tratados pelos psicólogos escolares? Porquê cabe ao docente o papel de pedagogo e psicólogo? Talvez por isso a guerra tenha sido aberta e se tenham perdido os professores e ganho os pais, talvez…
Depois, o professor é também um Ser Humano que necessita de subsistir, de ter condições necessárias ao seu bom desempenho dado possuir uma tarefa de muita responsabilidade. Não é a luta entre a vida e a morte, é “somente” o desenvolvimento equilibrado do ser humano. Hoje, pelo país fora presenciam-se aberrações, tais como a de professores tornados gastrópodes, especificamente caracóis, porque andam permanentemente de casa às costas, deixando para trás ora mulher, ora marido e filhos. É o sistema, diz-se. O único e exclusivo culpado desta situação é o Ministério da Educação mais o seu complexo e incongruente método programático de colocações.. Já se pensou, já pensou a sociedade, que amanhã teremos alguns milhares de jovens, filhos dos tais caracóis sapientes, jovens disfuncionais fruto de problemas emocionais e económicos cuja raiz reside nas ausências consecutivas de um ou outro progenitor. Uma espécie da abandono camuflado ano após ano, até que crescem e ei-los na ribalta da revolta constituindo, eventualmente constituir uma ala problemática da sociedade? É bem verdade, que o concidadão apenas sente o que vê, um apanágio muito nosso, porém há que pensar, repensar e cuidar.
Depois chegamos aos vencimentos. Um professor como toda a classe média portuguesa é mal pago. Somos um país economicamente em dicotomia. Somos quase, quase, quase uma colónia democrática e europeia da América do Sul. Alguém, na sua vida, dá continuamente o seu melhor sem nada em troca? Duvido. Madres Teresa só houve uma, Gente boa, altruísta mas não despegada, há muita, e entre eles estão os Professores.
Outros erros, muitos erros tem a sociedade debitado nas costas de quem ensina e forma. De erro em erro vai-se engrossando a revolta, o desencanto, a intermitência. Valorizar e fazer cada vez mais e melhor necessita de estabilidade e aceitação. A sociedade transmuta-se quotidianamente em rotações, quiçá translações vertiginosas, no entanto, há arquétipos da natureza que são imutáveis, há idiossincrasias conceituais que continuam intemporais.
Naturalmente e como em todas as profissões existem os medíocres, os médios, os bons e muitos bons. Porque não, também entre os professores? Claro que é assim, claro que a sociedade é assim, claro que os alunos são assim, claro que os pais também assim o são. É o carrossel da vida. Porquê, então imputar os malefícios a uma classe? Porquê degradá-la e agredi-la? É isto a sociedade portuguesa, é isto um Estado de Direito? É isto a plenitude dos direitos cívicos? É isto numa palavra a Democracia porque tanto se almejou? Algo vai muito mal neste retangulo à beira-mar plantado, algo de muito confuso, de muito inexplicável. Termino simplesmente com um velho provérbio nacional: “Quem não sabe o que quer, perde o que tem”
Chaves, 7 de Novembro 2019.
Maria Teresa Soares
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"...És homem, não te esqueças! Só é tua a loucura onde, com lucidez, te reconheças." Miguel Torga
07 novembro, 2019
07 setembro, 2019
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Carta a um jovem político
A Politica ou a Politeia
motivou-a dado seu lado social, humano, jurídico ou económico ou simplesmente
pela apetência intrínseca à mudança. Tantas premissas num só conceito. Daí
nasce ou nasceu a sua complexidade. Mas paremos com as divagações e sejamos
assertivos.
Creio que todo o jovem quando a
abraça sente aquele frémito de ser capaz de alguma forma em mudar o mundo. Seja
o pequeno mundo à sua volta (a Pólis), seja a multiplicidade de Pólis que
interligadas constituem a nossa globalidade. Pois bem, acredito que o sente,
acredito que o tentará fazer, acredito que a sua força será, não um produto
tóxico tão comum nas lides financeiras, mas sim uma mais-valia ricardiana em
que o “resíduo”sobejará.
A minha visão política é a de
quem viveu já o suficiente para ser um pouco cética sobre o uso das palavras,
que de um modo geral jamais acompanharam as ações. Aliás, creio que um dos
grandes problemas da política ou dos políticos portugueses é a dessincronização
entre o que é pensado, quiçá legislado e o executado. Delibera-se, promete-se
originando um hiato entre a resolução e a sua consecução. Talvez aqui se inicie
o conceito de não política, mãe e pai de tanta abstenção.
O conceito político pressupõe à priori boas intenções dado ser umas
atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos. Ora, assim sendo,
porque razão debitamos tantos pós-conceitos sobre o que de errado se fez, que
em boa verdade já foi julgado (as eleições têm a sedução única de cativar ou
desmotivar o amante, neste caso o povo.), mas dizia eu, o eterno cliché verbal
sobre os erros passados é desnecessário. A memória dos povos é irrevogável,
pese muitas vezes parecer adormecida, porém quando chega a altura,
estremece-se, acorda-se e uiva-se. Nós sabemos porque vivenciamos as
disfuncionalidades e os erros dos quadriénios legislativos. Estamos cientes.
Criticar foi próprio da uma geração da qual faço parte e não da vossa. A
síndrome de “ se não foste tu, foi o teu pai há um ano” não tem lugar nesta
sociedade em mutação e mutante. O ontem foi arquétipo de idiossincrasias que o
futuro não comporta.
Por outro lado convenhamos que o
povo já não é o que era, ainda que inculto, embora já alfabetizado, descrê
facilmente qual herança de um passado ainda não tão longínquo, cuja roda da
história ainda teima em manter atavismos, irresoluções e ceticismos. De má
memória o analfabetismo facilitador da ditadura para a atual iliteracia
potenciadora de má democracia. Ouvir não é o mesmo que compreender, ouvir não
significa aplicar, (há que compreender primeiro sem ser embalado) porém as
legislaturas genericamente falando, têm embalado não o povo, mas a si próprias.
Anda a politica, andam os
políticos, andam os fazedores de política questionando-se sobre a razão de
tamanha abstenção que grassa nas democracias ocidentais. Fazem-se estudos,
preconizam-se inquéritos, delineiam-se conceitos que se procuram inscrevem em
grelhas para posteriormente sofrerem a diatribe da estatística. Pobres humanos!
Quão simples é a resposta: O
povo, nós, tu e eles, está farto de promessas, de ideologias, de
incongruências, de injustiças. Quando os políticos e os fazedores da política
se convencerem disso, então o processo de votação será revertido, porque as
ações serão o espelho dos conceitos. Até lá, a estagnação será óbvia. A
saturação tal como a sabemos no liquido torna-o não bebível. Do mesmo modo a
saturação de boas intenções perdidas, de tanto e tanto por fazer é impeditiva
da votação. Atenção que legislar ou radiodifundir promessas é a antítese da sua
execução. O povo não come promessas. São por demais incompletas para saciarem a
fome de vida.
Pertenço a uma geração de ideais.
Aquela geração que ainda acreditou no poder da solidariedade, na verdade
e na justiça. Uma geração cuja safra de homens foi notável em várias áreas,
mormente na politica: Olof Palme, Bruno Craxi, Willy Brandt, J.F. Kennedy, João
Goulart, Fidel Castro, João XXIII, Mário Soares, António Arnaut, Sá Carneiro,
Álvaro Cunhal e tantos outros que se “ libertaram da lei da morte” como disse o
nosso poeta maior.
O Estado de Providencia ou Estado
Social ao jeito socialista tem por objetivo o bem-estar do seu povo. É factual.
Em boa verdade se diga, que existiu um desenvolvimento incomensurável a nível
social nestes últimos quarenta anos. Passamos de uma sociedade puramente rural
(no sábio dizer de António Barreto) para uma sociedade tecnológica. O salto foi
tanto e tão grande que na maioria das vezes dispensou a velha e sólida
estrutura dos andaimes e decidiu movimentar-se numa espécie de parkour insano,
originando quedas perigosas e deslizes pecaminosos.
Recuando um pouco, verificou-se
que o compromisso entre as classes trabalhadoras e os detentores do capital
cedo se cansaram mesmo tendo ainda na
memória a multiplicidade de lutas sociais violentas e crises económicas graves
que foram conducentes a um compromisso
no qual os trabalhadores deixaram cair muitas das suas reivindicações e os
proprietários aceitaram uma maior tributação no que respeita aos lucros de curto
prazo. Esta dupla renúncia facultou a gestão do Estado e simultaneamente
conferiu-lhe autonomia no que respeitava os interesses divergentes das partes,
passando a tutelar a concertação social. Deste modo transformou os recursos
financeiros provenientes da tributação do capital privado e dos rendimentos
salariais em “capital social”, que por outras palavras se diziam ser as
politicas públicas e sociais.
Ora são ou deviam ser essas
mesmíssimas políticas públicas ou sociais que provavelmente seriam a matriz de
desenvolvimento de um país, do nosso país. Porém e, tristemente consta-se que
tal não sucede, uma vez que o desvio dos dinheiros públicos é a vergonha da
politica nacional.
Abstenho-me de epítetos
partidários. Recuso-os, porque acima de tudo o bem comum gizado em ideais
democráticos não comportava ideologias. Essas vieram depois, muito depois, uma
espécie de moda, que por ser tão volátil tem que mudar sazonalmente, neste caso
quadrienalmente, mas enfim, é consensual nas grelhas da política.
Escolher esta ou aquela roupagem
política é usual, tal como o é optar por este ou aquele estilo de vida de
acordo com as vivências resultantes da inserção socioeconómica cultural a que
somos sujeitos por inerência, opção ou desvario. Depois chega o politicamente
correto. Este cavalheiro ou senhora, quiçá transexual, lésbica ou gay
vinculou-se quase como regra sem que todavia se saiba o porquê. Uma moda ou uma
falácia? O tempo o dirá. Se moda, passará, se falácia, a lógica repô-la-á. É
nesta camuflagem que se vão gizando os costumes, os valores e a sociedade toma
a forma de retorta sem conteúdo. Não, não dou pessimista, somente analítica.
Aprendi que tomar a “nuvem por Juno” é muito perigoso, muito mesmo. Porque
vivemos num mundo de teia comunicacional, talvez essa mesma teia se tenha
extrapolado nos seus contornos e perturbado, quiçá as ideias, as nossas ideias.
A rapidez das ideias é comparada
à mudança de opinião dos políticos. Mais rápida do que a mudança de fraldas que
o nosso Eça preconizava, até porque hoje já são descartáveis. Verificamos como
hoje se diz branco, para depois se afirmar preto e quando ambas se diluem
sorri-se no cinzento. Jamais pensei que a oratória se tornasse paleta de cores,
mas o que sei eu?
Desejo-lhe firmemente as melhores
vitórias, as mais imparciais decisões, a mais frutuosa carreira política, no
entanto tenha sempre presente de que “ as promessas só comprometem aqueles que
as recebem (Charles de Gaulle) e porque o politico serve ou deve servir o povo
é apenas a verdade que compromete o povo à política e com a política.
Chaves, 4 de Setembro de 2019
Maria Teresa Soares
07 março, 2019
.MULHER
Maria nome em concha de batismo. Maria da gente e do mundo. Um ser da vida. Um corpo, um rosto, um olhar, um dar, um sorrir, um esgar, eis Maria -mulher e mulher-Maria.
Maria-mulher de riso e de alma branca, de olhar atento, de olhar encovado, de afago dolente, de afago macio, de abraço apertado, de abraço sentido. Maria que corre nos dias, que chora nas horas e que sorri ao tempo, Maria-mãe; Maria-gente que passa e perpassa nos nós da vida. que ampara amor feito gente na carne ventrada de si, que aspira a gota rolada na face, que tudo dá sem nada ter no amanhã. Maria mulher da casa, do pão, do amor e da dor e do riso.
Maria- mulher dançada na alma das palavras, quebrada nos atos da vida, condenada na sua condição de Ser comprada, vendida, usada, magoada, regozijada, mimada e venerada.
Mulher-maria de corpo macio, ancas felinas, pernas rodadas, seios firmes, lábios túrgidos, vermelhos, prenhes de desejo, de olhos húmidos clementes, ardentes, de mãos ávidas, abertas e cativas, de suspiros cálidos e sussurrantes, Mulher.
Maria mulher e Mulher maria que corre, que abre, que fecha, que acorda e ri, que dorme e chora, que ama e odeia. Mulher que se dobra, que cai e se ergue no caminho das horas, mulher que no ventre tem a esperança do amanhã; mulher da luta, da paz, do porvir, do passado, mulher da noite e do dia, do sol e da lua, mulher do esquecimento e da memória, de lágrimas sangradas , escondidas e de gargalhadas prenhes de amanhã; mulher de mãos gastas, de dedos crivados, de mente rica , de palavras doces, de saberes próprios, de visão única e sentir singular, de mil sonhos sonhados e outros tantos desfeitos
Maria de todos os nomes sem concha de batismo, apenas a sua condição de MULHER.
Maria-mulher de riso e de alma branca, de olhar atento, de olhar encovado, de afago dolente, de afago macio, de abraço apertado, de abraço sentido. Maria que corre nos dias, que chora nas horas e que sorri ao tempo, Maria-mãe; Maria-gente que passa e perpassa nos nós da vida. que ampara amor feito gente na carne ventrada de si, que aspira a gota rolada na face, que tudo dá sem nada ter no amanhã. Maria mulher da casa, do pão, do amor e da dor e do riso.
Maria- mulher dançada na alma das palavras, quebrada nos atos da vida, condenada na sua condição de Ser comprada, vendida, usada, magoada, regozijada, mimada e venerada.
Mulher-maria de corpo macio, ancas felinas, pernas rodadas, seios firmes, lábios túrgidos, vermelhos, prenhes de desejo, de olhos húmidos clementes, ardentes, de mãos ávidas, abertas e cativas, de suspiros cálidos e sussurrantes, Mulher.
Maria mulher e Mulher maria que corre, que abre, que fecha, que acorda e ri, que dorme e chora, que ama e odeia. Mulher que se dobra, que cai e se ergue no caminho das horas, mulher que no ventre tem a esperança do amanhã; mulher da luta, da paz, do porvir, do passado, mulher da noite e do dia, do sol e da lua, mulher do esquecimento e da memória, de lágrimas sangradas , escondidas e de gargalhadas prenhes de amanhã; mulher de mãos gastas, de dedos crivados, de mente rica , de palavras doces, de saberes próprios, de visão única e sentir singular, de mil sonhos sonhados e outros tantos desfeitos
Maria de todos os nomes sem concha de batismo, apenas a sua condição de MULHER.
Maria Teresa Soares
7-03-19
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18 novembro, 2018
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O que é ser mãe?
Talvez
o mundo, talvez a vida, talvez a carne, talvez o amor de um o olhar, de um rir,
de um choro, de um estar e um não estar.
Mãe
é ter horas sentidas pingadas de lágrimas, ou povoadas de gargalhares vibrantes
e cristalinos, de murmúrios vividos, de ais e ahahs. Mãe é o verbo corrido no
ventre de um substantivo concluído em adjectivos.
Mãe
é mulher que se dobrada na dor. Mãe é estar depois de parir; Mãe é afagar
quando o riso se apaga ou o soluço brota; Mãe é o gesto doce dos dias; Mãe é
dizer Não quando o coração sussurra, Sim; Mãe é, talvez, a mais sublime obra do
mundo. A alma de uma mãe perde-se no
horizonte em cada pôr do sol para logo renascer em cada madrugada plena de luz,
amor e sombra.; Mãe é haste vibrátil tornada tronco milenar nos ciclos da vida.
Mãe
ampara, enxuga lágrimas, endireita ideias, constrói esperanças, dá asas. Depois,
muito depois já no tempo dos dias, quando sozinha poisa a cabeça, e olha no infinito
sente que a lágrima se solta, mas sorri.
Mãe
é gente que sente assim.
Mãe
sou eu faz hoje trinta e quatro anos. Um ciclo de que se renovou. Mãe e avó.
Ao meu filho, meu amor maior um beijo doce do
tamanho do meu amor e á minha neta um sol de amor.
Chaves,
18 de novembro de 2018
29 setembro, 2018
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Quando chega a Quarta-feira de cinzas…
Naquela tarde de outono de vento quente e céu pesado, Rosina
cruzou os braços no regaço, soltou um suspiro e vagueou o espírito pelos montes
da sua idade.
Não era nova a Rosina. Na tez riscavam-se as linhas dos anos,
nos olhos, as teias das imagens cruzavam-se nos cantos, mais abaixo nos lábios
serpenteavam os socalcos dos beijos dados e por dar e na figura sentada a
ligeireza de outros dias era roubada pelo caruncho das dobradiças tornando-a
mais lenta no erguer. Rosina não era nova, mas, ainda não era de todo, velha.
Espreitava entre as duas, recalcitrante em largar a primeira, no entanto, ainda
mais reticente em abraçar a segunda. Não era tola a Rosina. Não era, não
senhor.
Naquela tarde estava sentada na varanda., olhava para além,
para o vazio, para aquele espaço povoado da sua gente, da que respirara e rira
com ela e que andava algures, ou já
partira. O tempo é mesmo o maior carnaval da vida, pensava. Se o tempo dos
foliões são três dias, três tempos são também o nosso caminho. Nascer-crescer,
amadurecer-viver, envelhecer-morrer. Três tempos, três tempos com risos,
alegrias, vitórias, esperanças, tristezas e esperas. Três tempos de vida. Rosina
estreita os olhos como se quisesse espevitar as imagens dos seus tempos.
Depois, lentamente, recosta-se no granito da parede, estende as mãos sobre as
pernas e sorri.
Fora numa manhã de sol quente e zumbido de abelhas, mesmo por
detrás do ribeiro que ela e o seu Abel perderam o tino. Coisas de gente jovem.
Não havia malicia, só gosto e gozo, claro está. Depois, o ribeiro em baixo
cantava tão cristalino, que seria um desperdício não aproveitar aquele embalar.
O tempo de viver começou aí. Viveu depressa, porém, viveu muito e bem. Era o
segundo dia no tempo dos foliões. Um dia dourado que a fez mulher, mãe e dona
da sua vida. Mais tarde, quando sentado à mesa, ela e ele, já com os foliõezinhos
gerados no segundo tempo, escutavam as palavras que o novo tempo trazia,
olhavam-se, e perplexos procuravam entender. Já não era coisa de novos, já era
tempo de um maduro, muito maduro. O tempo quase a roçar o terceiro dia dos
foliões.
E no terceiro dia dos
foliões, a mesa ficou vazia, a casa silenciosa. Os seus pequenos grandes deixaram
de morar ali, o seu Abel fantasiou-se de velho, e ela, a Rosina diva da sua alegoria
também humedeceu. Agora era o terceiro dia, do tempo do descanso, dos céus cinzentos,
dos silêncios redondos e das palavras breves. Tempo, em que o tempo se faz
tempo de vida.
Ao longe, muito ao longe há um bramido no cinzento da tarde.
Uma espécie de trompeta a encerrar o tempo de festa. Rosina abre a porta.
Entra.
Não foi por querer, não foi por gosto, foi um sem querer que
a fez pisar o umbral do envelhecer.
Rosina dos dias quentes, do zumbido das abelhas, do marulhar
das águas, do riso e das lágrimas, do tempo de mulher, dos dias de mãe e das
tardes da vida. Rosina de quarta-feira de cinzas.
12 agosto, 2018
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Em Banhos… de chamas!
Num verão de temperaturas escaldantes em que a maioria está,
ou foi a banhos, os nossos denodados políticos estão em modo de pausa. Diga-se,
em boa verdade, que pensar exaure, e como tal, quando as férias chegam, as
criaturas correm que nem formigas em carreiro para banhos. Somente que a
formiga faz o carreiro em trabalho, o político faz carreira no descanso. Tudo
uma questão de semântica.
Mas, se o retângulo ao sul é o lugar privilegiado dos banhos políticos,
também foi infelizmente o lugar de banhos de chamas escaldantes, de mais uma
desgraça. Durante uma semana assistimos ao
horror da devastação, da perca de bens e impotência de soluções.
Sendo uma leiga no assunto, discernindo somente pelo que vou
ouvindo aos respetivos doutos na matéria, sejam eles de experiente proveta
idade, sejam novéis licenciados, vão mais ao menos dizendo em uníssono que há algo
de muito errado no que respeita o Planeamento Florestal, que vai muito além das
alterações climaticass que o nosso planeta sofre motivadas, sempre, por via da
mão incontrolável do homem, tido outrora como Sapiens.
Diz o Governo mais os governantes que tudo estava sob controlo,
que não se repetiria a tragédia de Pedrogão Grande, que se fizera um
investimento enorme em meios, blá, blá, blá. Verdade seja dita que não houve
mortes, verdade seja também dita, que as percas de bens foram menores, verdade
seja dita que para tal foram necessários mais dias. Houve um não sei quê de
desorganização de “desenrasque” à portuguesa que falhou. Ora, os falhanços têm
vindo a aumentar, na medida exata, em que as solicitações se tornam mais
premente e exigentes. A organização em cima do joelho foi mister de outros
tempos, outras décadas, outro século, porém não funciona mais. Quem ocupa cargos
não os pode fazer unicamente pela vã glória do poder, seja ele social, seja material,
e com isto significo encher-se monetariamente. Na nossa jovem democracia sobram
demais dedos da mão para os homens do poder cujos bolsos se avolumaram não se
sabe bem porquê, se do tempo, se do estado, se por acaso da pobre senhora que
dá pelo nome de Democracia.
Há qualquer coisa, nesta denodada planificação dos incêndios
que não sei bem porquê me cheira, tal como aos meus pares, a esturro. Longe,
mas muito longe deste esturro estão os bombeiros que dão o corpo ao manifesto nesta
situação, sejam os sapadores, ou os voluntários. São o que se diz na nossa gíria,
os peões das nicas.
Já vem de longe, mas de muito mais longe, a dúvida. Porque
ela existe, é que se pensa, e nessa surdina de pensamento, na maior parte das
vezes sinónimo de mal-estar, que paulatinamente se vem instalando, que toma corpo fazendo-nos
questionar, extrapolar tanta coisa da
qual nada se se percebe pela incongruência dos dados lançados qual
punhado de areia nos olhos de um povo cuja credulidade dá lugar à existência do
“chico-espertismo”, um outro adjetivo muito lusitano próprio de quem tem um “Zé
Povinho”.
Interrogo-me , eu e muita gente mais, porque tendo umas
Forças Armadas inativas nos quartéis, fazendo parte do dito funcionalismo
público, isto é, sustentado pelo povo trabalhador (até pareço o eclético Miguel
Sousa Tavares na sua eterna verborreia contra os funcionários públicos), não lhes
é atribuído o pelouro da gestão e planificação dos incêndios, mais a mais tendo
meios logísticos e mecânicos para o fazer? Não tendo especial devoção pela área
militar, reconheço-lhe possuírem a enorme e ágil capacidade de organização, o
que a sociedade civil, na sua grande maioria, não possui. Porquê então entregar
a gestão da coisa à Proteção Civil, corolário de nomeações e demissões qual restolho
em rescaldo de chamas, porquê recorrer a empresas privadas para o famoso
aluguer dos ainda mais famosos helicópteros, quando existem alguns inativos na
Força Aérea. Relembro que Paulo Portas quando foi às compras, entre outras “minudências
“adquiriu Kits para os famosos helicópteros. Certamente que não devem ter desaparecido
no molhe do material de Tancos, julgo eu.
Ouvimos até á exaustão que somos um pais pobre de recursos
escassos, que há que saber geri-los, que não se pode malbaratar, que não se
pode gastar na saúde, nem na educação para além do cêntimo estipulado. Correto.
Onde não há, não se pode tirar. Todavia, neste pais estiolam-se milhares em
cadeias de poder, em círculos de interesses. Esquece quem nos governa, esquece
quem nos representa, que são os cêntimos e os euros de um povo que vive mal e,
no entanto, alimenta maioritariamente todo este corolário de esbanjamento
desplanificado.
Não perfilho ideologias extremistas, sejam elas de direita ou
de esquerda, assim o enuncio para aqueles que tiverem a paciência em me ler, e deste modo vitupero veemente
o “arranjismo”, o salve-se quem puder”, “quem
parte e reparte e não tira para si a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte”,
tudo na liça dos provérbios que incham os bolsos ou talvez, melhor dito as
contas bancárias. Ser critico, não é, não será de modo algum, ser maledicente,
ou de vulgo “bota-abaixo”. Quem muito ama o seu pais e a sua gente
envergonha-se de da concupiscência de quem gere o poder. Não questiono se a
corrente económica é estruturalista, desenvolvimentista ou monetarista, isso
cabe aos programas partidários, às escolhas eleitorais. Isso não tem
absolutamente nada a ver com a eficácia, com a celeridade, irrepreensibilidade
e com a honestidade.
Não zurzo, o “bombeiro”,
o soldado da paz, mero peão no tabuleiro do xadrez dos interesses superiores. É
sob o vermelho -amarelo das suas vestes, que se urdem os grandes interesses, utilizando a desgraça alheia como moto de enriquecimento.
E os bombeiros dão e dão, esgotam e lutam. É o seu trabalho, dirão. É verdade,
mas, meus amigos todo o trabalho, todo ele, tem um objectivo, simplesmente
porque teve um princípio. É esse princípio que desconheço, que desconhecemos
todos.
Chaves 12 de agosto de 2018
Maria Teresa Soares
05 março, 2018
A Estrada da Esperança
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Maria Teresa Soares
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A Estrada da Esperança
Na espera de cada esperança nasce a vida. Uma vida, outra e outra, milhares, que naquele átimo de segundo se fazem, ingenuamente, à estrada da esperança.
Nas estradas da esperança deste mundo, há muito que se espera. Espera-se pelo amor, pela harmonia, pela paz e pela esperança em si. Não é em vão, que as palavras milenares “para aquele que está entre os vivos há esperança (Eclesiastes 9:4)” soe a estribilho, prece ou convicção. A esperança pertence ao comum dos mortais, a todos os seres que por um ou outro motivo sofrem. Não são só a dores da carne que solfejam sofrimento; as dores da alma são as claves de sol da sinfonia humana; as dores da mente, são as partituras inacabadas da humanidade e a junção destas três dores perfazem o Requiem mais lúgubre, mil vezes mais triste do que o Requiem de Mozart.
Não devia ser a esperança um Hino à Vida? Naturalmente que sim, todavia os Senhores deste Mundo, limitam-se a feri-la em todas as manhãs. Poder e Esperança é um binómio que não combina., assim o Poder, a ignomínia e mesquinhez enchem o cálice que alguém, ou antes, alguns bebem todos os dias. Uma espécie de alimento visceral, enquanto, a Esperança qual subtil latejar de consciência, apóstata de valores, alegoria bacoca de histórias pequenas das gentes simples, dos outros, daqueles que inocentemente vão enchendo os cálices de Poder aos Senhores do Mundo.
Em cada lado do mundo a esperança é murmurada. Fecham-se os olhos, apertam-se as mãos em conchas de preces dirigidas a Deus, Alá, Jeová em suma ao Divino. Na verdade, creio que estas excelsas criaturas dormem o sono dos justos, pois que só tamanha sonolência é passível de explicar, a ausência de resposta a tantas preces e lágrimas vertidas por este mundo.
Mas, a esperança está lá. Pertence á natureza humana. Pertence-lhe quando vê crianças doentes, feridas, mortas, pertence-lhe quando sofre ou conhece a violência. Pertence-lhe sempre que o mundo se torce em novelo de desgraça, ou rebenta em estilhaços de angústia. A esperança continua a pertencer-lhe quando luta por um lugar, não ao sol, mas na vida, pertence-lhe quando a doença recria a harmonia e o perdão perdidos, pertence-lhe quando a vagido brota imperioso, ou quando a lágrima sulca o rosto culpado, pertence-lhe ainda quando sonha. O mundo não cresce, como dizia o poeta, o mundo espera, espera e espera pelo dia em que a esperança se faça à estrada da vida. À vida de cada um de nós.
Afinal, e a nossa esperança de cada dia.
Maria Teresa Soares
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