Quem sou eu

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Alguém que ama a vida e odeia as injustiças

17 março, 2009




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.Uma Voz Na Pedra


Não sei se respondo ou se pergunto.
Sou uma voz que nasceu na penumbra do vazio.
Estou um pouco ébria e estou crescendo numa pedra.
Não tenho a sabedoria do mel ou a do vinho.
De súbito ergo-me como uma torre de sombra fulgurante.
A minha ebriedade é a da sede e a da chama.
Com esta pequena centelha quero incendiar o silêncio.
O que eu amo não sei. Amo em total abandono.
Sinto a minha boca dentro das árvores e de uma oculta nascente.
Indecisa e ardente, algo ainda não é flor em mim.
Não estou perdida, estou entre o vento e o olvido.
Quero conhecer a minha nudez e ser o azul da presença.
Não sou a destruição cega nem a esperança impossível.
Sou alguém que espera ser aberto por uma palavra.

António Ramos Rosa
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10 março, 2009

Girassol



Girassol

"Era uma vez um anão que teve três filhos: O Becas, o Bicas e o Bocas. Este último era tão pequeno, tão pequeno que casou e foi viver dentro de um sapato nº 32."

Que era de madeira azul-claro, quase um tamanquinho fechado. Junto ao decote, antes da ponta, tinha um raminho de margaridas amarelinhas. Este tamanquinho era muito especial. Nos dias de primavera, aqueles, quando as flores vêem espreitar todas gaiteiras, e, põem-se a dançar tremelicadas, nesses dias, Girassol, o tamanquinho-sapato, deitava as suas solas de madeira na terra húmida, e zás por ali ficava bem enterradinho.

Abria a porta de trás e deixava que Bocas, o anãozinho castanho se sentasse nas escadas. Bocas era especial.

Bocas o Feliz,

Era um anãozinho cor de chocolate dourado, cabelos de caracóis apertados e uns olhos grandes, escuros como se fossem as ameixas da sua carita.

Estava sentado na borda do seu tamanquinho-sapato baloiçando as suas pernitas que o solzinho deixava mais brilhantes ao lado da sua Cocas.

Cocas a sua mulherzinha-boneca

Um derriço de chocolate brilhante, muito, muito e com um chapeuzinho de palha apertado numa fita vermelha de bolinhas brancas que pareciam cogumelos.

Os dois estavam felizes e de mãozinhas dadas. Cantarolavam: “fui ao jardim da celeste giro-flé-giro-flá”

E batiam as mãozinhas de chocolate doirado.

De repente, muito de repente, uma nuvenzita zangada tapou o sorriso do sol. Fez-se frio. E começaram a cair lágrimas. Primeiro miudinhas, quase salpicos, depois, pesadas, grossas. Bocas e Cocas começaram a tremer, arregalaram os olhos redondos de ameixas e agarraram-se um ao outro. Estavam aflitos.

O tamanquinho-sapato-casinha estava a deslizar. Entraram e puseram-se à janela, os dois muito abraçadinhos.

A nuvem zangada achou-se divertida e a correr foi buscar as primas. Endiabradas como ela espirraram toda a água que as enchia cá para baixo. Vejam só no quintalzinho o tamanquinho-sapato já andava aos ziguezagues na poça que formara. Um lago barrento, que crescia, crescia, e, inundava a casinha do Bocas e da Cocas.

Tão aflitos estavam os coitadinhos, tremiam que nem varas verdes.

A sua casinha alagada!

O seu tamanquinho-sapato à deriva num lago barrento!

Bocas arregaça as calcinhas amarelas, calça as botas de borracha verde, pega na vassoura e numa na corda, e, diz para a sua Cocas que o olhava com os olhos muito esbugalhados

-Vá lá ata esta corda à minha cintura, e prende-a na argola da parede, depressa.

-Oh Bocas o que vais fazer?- Não me deixes aqui, choramingou a Cocas.

Abre a porta, a água chega-lhe quase até aos joelhos. Mal consegue andar. Porém corajoso lá vai ele de vassoura na mão.

Do lado esquerdo do tamanquinho-sapato as ondas, que as lágrimas pesadas fazem, estão a deslocar a sua casinha-sapato. Pega no cabo da vassoura, procura remar para a margem afastando o tamanquinho da poça. Tanta força. Tanta. O tamanquinho continua a rodopiar cada vez com mais força. O pobre do Bocas está ensopado até aos ossos

Uma desolação.

Os seus caracóis até lhe tapam os olhos-ameixa.

Não se importa e continua a empurrar, a empurrar.

e chuva a cair, cada vez com mais força, cada vez mais zangada.

E a casinha a girar, a girar.

Uma aflição!

A Cocas a gritar, a chorar.

Um pesadelo!

Olha desolado à sua volta.

Atira com o cabo da vassoura e core para junto da sua Cocas.

Agarra-se a ela e muito apertadinhos, esperam pelo fim.

De repente, o tamanquinho-sapato pára. Deixa de soluçar. Tudo se acalma em redor. Esperam mais um tempinho, os dois muito juntinhos, ouvindo o respirar um do outro. Depois, devagar, devagarinho, Bocas separa-se, e, pé ante pé vai até à janelinha, levanta a cortininha de margaridas deixa um olho-ameixa a ver tudo o que vai lá por fora.

Pasme-se!

Está tudo sereno.

Dá uma corrida e abre a porta. Vem cá fora.

O lago barrento estava sereno, as flores sacudiam os cabelos, a terra respirava fundo e as folhas verdes estremeciam lavadas.

O seu tamanquinho-sapato embora molhado estava mais tranquilo. Porém, o azul desbotara deixando a madeira nua. E cheia de lama. Bah, a sua casinha estava feia. Não gostava mais dela. E o medo que tivera.

Que perigo!

Bah, não ía viver mais num tamanquinho-sapato que lhe pregava sustos destes.

Não, ía não! Tinha a certeza!

Mas para onde ir?

Ah, já sabe. E sorri. Bate as mãozinhas felizes. Entra na casinha molhada do tamanquinho-sapato. Chama a sua Cocas e diz:

-Anda, anda, vamos embora.

-Para onde?

-Vamos procurar o canteiro mais lindo do mundo. Lá vou fazer a nossa casinha de pedra.

…………………………….

Cocas e Bocas estão sentados no banco da varanda. Ela tem outro chapeuzinho, uma túlipa vermelha com um laçarote cor-de-rosa, ele, umas calcinhas verdes da cor da Primavera. No chão um bombom de chocolate de caracóis apertados e olhos de ameixa brinca com um tamanquinho de quatro rodas.

-Brrrrr.Piiiii! -Deixa passar o giassol, papá! Tá atasado, tá brrrrrrrrrr!

E na janela de margaridas amarelinhas o sol pisca o olho ao dia sorrindo.








Debussy - LIsle Joyeuse - Nodame Orchestra
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09 março, 2009

03 março, 2009

Cadeirões




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CADEIRÕES

Três cadeirões. Três. Três madeiras diferentes. Três estofos distintos. Três estilos. Nogueira, Carvalho e Faia. Algodão, Cabedal e Courtisane. Sentam-se desencontrados. As pernas revelam-se, escondem-se, ou ignoram-se consoante o design. A postura é altaneira. Estão irrepreensíveis. Têm o ar da compostura necessária à hierarquia que sentam. O padrão resvala do florido pastel, para o branco intemporal, mas frio. Em permeio fica o castanho robusto da pele. Gretas de idade assomam-lhe nas esquinas. São peças diferentes sentadas no soalho polido de uma sala, algures, numa casa sem paredes.

A de Nogueira, mais antiga, sólida, de recorte elegante e traço simples, revela os nós do tempo no pedaço redondo de madeira polido que lhe serve de braço, e, nas pernas recurvadas que poisam no soalho. O vigor senta-se em ângulos quase redondos, devassando a amenidade dos anos. Tem história esta cadeira, tem experiência, tem alma. Ao lado, mas numa posição quase de costas, senta-se a de couro. É a maior, a mais imponente. Não necessita de grandes adjectivos, a sua solidez fala por si. Pode ter um pouco de sebo, frestas e manchas. Pode ter tudo isso, mas é o cadeirão. É o género.

No outro lado, à direita, fremente nas linhas minimalistas, pese a solidez da forma, senta-se a Faia vestida de Courtisane branco. Quem entra, vê-a primeiro. A sua luminosidade cativa. O ranger melodioso das suas molas conta poucos anos. O uso ainda não a adoçou.

Três cadeiras. Três estilos.

Cabedal, Courtisane e Algodão.

Três formas, três padrões. Três estofos. Um trio dissidente na percepção estética. Um arranhar de policromia, mais, um risco fundo na harmonia da sala sem paredes. Um feixe de luz atravessa a janela e vem adormecer no soalho frio, espevitando as cadeiras que silenciosas carpiam os seus pensamentos ou entretinham as suas estratégias.

O cadeirão de algodão florido, aquele, o mais idoso e macio, suspirou, afastou as pregas da sua saia, que lhe tapavam as pernas, e murmurou:

- Amanhã vai chover, sinto-o nas molas!

-Pois é, os anos, os anos, não perdoam… já são muitos, responde-lhe o cadeirão de cabedal, acrescentando um meio-sorriso às palavras que veste sempre de ironia.

-Pois será.

O silêncio desce de novo. No entardecer dolente ,o cadeirão de nogueira florida semi-cerra as flores ,e recolhe-se ao seu silêncio. O cadeirão de cabedal permanece alerta, mas revestido da sua bonomia de macho. Relança um olhar, e, contente de si, semicerra, também, as pálpebras. Uma modorra prazenteira senta-o descansadamente. A certeza do aleatório crepita no recôndito das entranhas. Gosta de vestir a sua importância ,pese a insegurança ,que o envolve. Uma capa que lhe cobre as entranhas dando-lhe um ar que não possui. A forma em contradição com a essência. A estruturação do desestruturado.

Fremente nos raios finais de luz, a Faia lança um gargalhar nervoso, talvez para se acordar, talvez para recordar a sua presença, talvez, quem sabe, para quebrar a melopeia das ideias caladas. Ambos cadeirões soerguem-se, endireitando as costas e olham-na inquisitivos. O que será agora?

Rapidamente num esgar de tempo, a Faia desfia um rosário de considerandos ao tempo, ao dia, à vida. Quase um muro de reclamações na primeira pessoa. Depois recolhe-se, de novo, na importância do seu estofo de Courtisane. Fervilham-lhe as ideias que pensa serem únicas, acertadas, maduras. A sua sabedoria carece de anos, tal como o seu estofo carece de uso.

O silêncio desce dando as mãos à penumbra. Vão sentar-se nos cadeirões mais velhos.

Logo a noite cairá ,e os fantasmas do ontem, das palavras por dizer, se aninharão por entre os espaços soltos. Depois o vento virá deitar-se nos estofos ciciando a história inerte dos dias. Tudo acabará por adormecer na paz doente do tempo.

Outrora, aquele espaço possuiu paredes, janelas e risos. Resmungos, arquejos, choros e silêncios. Outrora fora casa. Casa de argamassa, alvenaria e alma. Uma casa igual a tantas outras ,perdida numa cidade ,algures no mundo. Os inquilinos tinham sido gente. Gente viva e não esquissos retocados em poses de bem-estar.

Porém, um dia a casa fechou. Despiu-se.

Os anos comeram-lhe as entranhas. As raízes invadiram os vidros, engoliram-nos e avançaram. Avançaram.

A casa pereceu e o seu espírito também. Apenas restaram os cadeirões. Epitáfios perdidos de outras vidas, consciências escondidas da verdade. No seu recôndito guardaram as memórias dos tempos felizes.

Quando eram sentados, amassados ou repuxados sob o peso dos corpos que os sentavam. Quando no trejeito das palavras ouviam a história da vida que por ali corria. Era, então, o tempo do semear. Semeava-se o sorriso por entre os sulcos do sentir. Era assim naqueles dias.

Chorava-se quando morria alguém ,ou simplesmente ,quando um cisco de dor magoava as pupilas. Quando as crianças se arranhavam, zangavam ou gritavam, o ar compunha-se em chuvadas de palavras. Era assim o tempo de então.

Depois, depois ,as vozes foram amaciando ou engrossando. Foram partindo. Partindo.

Os cadeirões descansaram. O piano calou-se. As conversas fugiram.

O silêncio tal como o vento tomaram conta da casa. Mais tarde ,foi tempo da tristeza , das caixas pesadas, dos olhares sem luz, das olheiras roxas. O adeus.

E a casa ficou mais vazia.

E os cadeirões foram ficando. Imutáveis na forma, carpindo o tempo, procurando um lugar na ribalta dos dias. A dança da vida parou, calou-se. O espaço é agora total, o desígnio inexistente.

E o estribilho do vento, qual melodia inacabada do tempo sibila por entre os espaços vazios de memória. A crueza do vazio, a falácia da harmonia numa sala vazia de paredes.



O Mio Babbino Caro From "Gianni Schicci" - Jeanne Newhall.
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01 março, 2009