No café da aldeia os últimos homens saem. O cheiro a café,
aguardente, suor e ao resto do dia paira no ar. Júlia passa o pano
húmido pelo balcão moída de cansaço. A um canto, as filhas
rebolam-se de sono entre olhos revirados e cabeças despenteadas.
São pequenas as suas meninas mas são a sua fortuna. Júlia tem
que varrer o chão, desligar as máquinas e fechar o recinto. Mais
meia hora.
Abana as filhas, pega nelas em redor do corpo e sai. Uns passos
e a escada da casa está mesmo ali ao lado. Abre a porta da cozinha,
acende a luz e sobe até ao andar de cima. Deita-as nas camas, beija-
-as suavemente e apaga a luz. A mais velha ainda entaramela algo,
impercetível, a mais nova dorme profundamente. Já vai para mais de
duas horas que tinha aterrado no descanso.
Entra no seu quarto, despe-se, enfia uma camisa, e literalmente,
atira-se para a cama vazia. Está só, mas mais rica, tem as filhas.
Labuta entre o pouco e o nada, na mira da sobrevivência. Assim
foi desde que se casara. Tantos a alertaram para o passo falso que iria
dar. Não acreditou. Alguém acredita quando se tem um amor serôdio, quando se confunde paixão com compaixão, quando se tem um
homem, quando se completa o quadro que foi incutido em anos de
vida: Ter um marido! Claro, que não se acredita, claro que se pensa
que se irá dar a volta por cima, que se irá conseguir. Todavia, quando
os anos passam, quando tudo se esboroa, quando se acorda e vê que
esse que ressona ao nosso lado é um fraco aí, os ferros do portão
|da vida sentem-se no corpo, mas, mais ainda na alma. A prisão do
quotidiano, a angústia de cada dia, o vazio de amanhã. Os dias que
escorrem por entre os meses desaguando em anos amarfanhados
sobre o corpo dorido do trabalho. Apenas as filhas lhe sorriem do
quarto ao lado. É por elas que mantém a labuta insana dos dias,
suporta o homem que ressona a seu lado. Sabe que deixá-lo seria
libertar-se do seu pesadelo, porém as convenções e quiçá a resignação secular de mulher de aldeia, fá-la manter-se ao leme dos dias.
A confusão de Júlia, a resignação de Júlia nasceu nos dias de
meninice. A mãe, que Deus a tenha em descanso, se acaso pode, era
uma mulher muito especial. Não por possuir quaisquer qualidades
extraordinárias, pelo contrário. Um ser difícil de trato, de compreensão. Em muitos anos de convivência nunca se conseguia perceber
aquilo de que gostava, no entanto, era bem patente o que não gostava, mais que não fosse por um cerrar de lábios e um fechar de
rosto. O parece mal preenchia-lhe o código de conduta até à medula,
consequentemente, a educação da filha foi uma quase castração de
sentires, castrador possível, atendendo aos tempos pois que eram
os idos de sessenta, setenta. Por esses tempos já muita coisa tinha
levedado nas mentalidades das mulheres, todavia, a da mãe de Júlia
manteve-se igualzinha a ela mesma. Pão ázimo. Sem tirar nem pôr.
Júlia, que por infelicidade hormonal bem cedo teve atributos
físicos de mulher, foi como castigo proibida de brincar com as outras
crianças e obrigada a aprender os pontos de cheio e meios pontos
do croché e bordados. Chegara o tempo da feitura do enxoval. Sendo
uma criança viva, ao ver-se aperreada, iniciou um processo de rebeldia interna que lhe acarretou sérios problemas, os quais ainda hoje
carrega, pese a lucidez da idade a ter visitado há já alguns anos e, se
não fora esta a própria dureza de existir, tornou-a mais serena. Anos
depois, tomou-os como a sua cruz, suportando um tipo cujo molhe
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de defeitos daria quase para um fardo de boa palha. O tipo em questão também não foi senão uma vítima de uma família de sentidos
e sentimentos rudes onde o carinho e a educação foram primários,
onde o intuito primeiro foi sempre o de fazer dinheiro e comprar
bens. O resto, como compreensão, a educação são supérfluos, aliás
ditos como coisa de ricos. Isto, não é senão a história de um povo.
Vivem no Douro, região tão pródiga em fabulosas riquezas visuais e
tão acre em sentimentos, rude como o solo xistoso e seco. As gentes
são talhadas no xisto que cobre o solo. Cortantes, secas e miúdas.
Labutam há gerações no pequeno socalco, na apanha do cacho, no
pisoteio da uva. São vergastados pelo trabalho, endurecidos pela
vida. As palavras soltam-se ácidas e adulteradas. Não existe facilidade de expressão que é tapada pela boca cheia de palavras mal ditas
ou pelo jargão constante.
— Ó Zeza, na viste por í o mê home? O filho de um cabrão saiu
de manhã e ainda na pôs os cornos em casa…
Este é o falar da gente do povo. Nada de frases limadas, nada de
artifícios doces. Assim duro e puro. Júlia teve como pais dois seres
da terra. A mãe, não usaria o jargão, por uma espécie de prurido
que a acompanhou ao longo dos anos, já o pai, à medida que os
anos o dobravam, utilizava-o para se aliviar, talvez do dia-a-dia, talvez de si mesmo. Júlia fugiu dali. Cresceu, tornou-se maior e viveu,
depois apaixonou-se compadecendo-se. A confusão que lhe vinha
dos anos tenros estalou uma vez mais, uma desordem que sempre
sentiu entre o amor e a compaixão. E assim casou-se. Hoje confessa
que deu um mau passo.
Repetidamente serve os copos de vinho, os cafés, o isco e os
gelados. Entre o tabuleiro e o balcão, a conversa rude solta-se, as
vozes prenhas de álcool e ela, em antítese, muda em gesto preciso.
Não ouve as frases somente os sons abocanhados de álcool e rudeza. Olha o relógio, mais uma hora e tempo de fechar. O pano limpa os
pingos de tinto. O cheiro uma vez mais sobe-lhe pelas entranhas
revolvendo-a. Olha. Olha com aquele olhar redondo e vazio. Os dias
caem estilhaçados nos meses que se esgotam. A sobrevivência, a vida,
as filhas são o pêndulo que a acorda todas as manhãs Na tasca, a
culpa da vida, bebe-se em goles de tinto
"...És homem, não te esqueças! Só é tua a loucura onde, com lucidez, te reconheças." Miguel Torga
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04 abril, 2024
.
.VI
Hoje tal como ontem os gritos originaram mais uma querela.
Tem sido assim ao longo dos anos.
Manuel, o marido, é um ser difícil. Um individuo cujo humor é
semelhante aos dias. Tem uns, em que se alaga, tem outros, em que
se confrange. Entre uns e outros fica aquele período difícil no qual
é quase impossível falar, pois que os gritos e o mau humor são uma
constante. Não aceita que o contradigam sobretudo quando se fala
sobre o meio rural e a sua dificuldade evolutiva social. A ancestralidade rural põe-no sempre em defesa. É como um caracol que ao
toque se fecha na sua casca, assim é com a diferença que enquanto
as antenas do caracol continuam macias, Manuel sem as ter, exibe-as
virtuais, acutilantes, veementes e defensivas. Sempre que o seu mau
feitio se interpõe à clareza do raciocínio, Manuel torna-se compulsivo em má educação. A ancestralidade aflora-lhe o espírito e dele faz
capa de imediato. A bestialidade oral e gesto tornam-se a sua defesa.
Desconheceu-o durante muitos anos. Tomou-o como uma pessoa
de génio controlado com espasmos episódicos, a vida, no entanto,
encarregou-se de o mostrar tal como é. Evita falar da sua infância e
juventude, aliás esconde-a.
Manuel foi uma criança de medos.
A necessidade de afeto foi sempre marcante na sua vida.
Gostava que gostassem dele, que o rodeassem, chegava a dar os
brinquedos, os poucos que possuía, para ter meninos junto dele.
Em casa, a mãe silenciosa no ramerrão da lide caseira jamais lhe prestou a atenção que carecia, e nem tão pouco o carinho que
necessitava.
— Nelo vai tomar conta da tua irmã! Nelo, vai estudar, Nelo
vai depressa à mercearia do sr. Edgar buscar um quilo de arroz,
depressa, avia-te. Nelo vai… vai… vai. E o Nelo ia. Bem-mandado,
ordenado, calado e submisso. A escola foi o seu martírio. Detestava-a.
Na maioria das vezes não percebia do que se falava. Estava longe,
muito longe. Depois as más notas saltavam ao ritmo das cinturadas
do pai, quer pela omissão quer pela negação. Pela mentira que escolhia para se esconder.
E a revolta nasceu por aquele tempo. Indistinta, casual, mas
crescendo mais do que o seu corpo. Estava lá, adormecida porque
não sabia ainda falar. Mas estava lá.
Os anos passaram. A vida esgueirou-se por entre os tempos.
Criou-se
— Ó Nelo, então pá, onde estás a trabalhar?
— Casaste? — Ah, ainda bem. — Eu? Oh estou bem. Tenho uma
fábrica, a minha mulher é artista plástica tem um estúdio em casa e
expõe. Filhos? Tenho um casal. Ele está nos Estados Unidos a tirar o
doutoramento, ela em Londres, a trabalhar em investigação. É assim
pá. E tu?
De forma resumida Manuel dá-lhe os parâmetros de vida.
Óscar, o colega, olha-o detalhadamente, incrédulo. Na sua mente
perpassa a imagem do jovem pobremente vestido, cujo aspeto suscitava as origens sempre a fazer parte de todas as associações de estudante para ter acesso ao que os outros tinham por inerência familiar.
Manuel detesta que conheçam os seus pontos fracos, e as suas
misérias. Vestir a pele de alguém emprestado pela mente, tornou-se
durante muitos anos o seu fato número um. O que dizer de uma
pessoa, com um carácter fraco e inúmeros defeitos e que, todavia, é boa pessoa. Uma contradição poderá pensar-se, no entanto, é esta a
verdade.
Manuel é emocionalmente instável, A sua instabilidade levou-o
durante muitos anos a viver colado a figurinos. O dia-a-dia não se
faz de figurinos nem de cópias. Respirar cada dia é aprender a fazer
as escolhas, e na maioria das vezes elas, as escolhas, são puros atos
de humildade e esquecimento. Nada tem a ver com imagens retocadas de vidas que não existem, que são apenas relatadas na terceira
pessoa porque chegar à primeira é viver e elas, as personagens de
figurino, são fictícias. Não vivem, desenham-se. Naturalmente que
sempre foi e será mais fácil viver no faz de conta, no limbo entre a
verdade e a mentira. Um espaço opaco, porém, suficiente para resistirem. Manuel por ingenuidade ou por falta de caráter acomodou-se
na opacidade. Quem o visse nos seus quarenta anos, suporia tratar-
-se de uma figura, já que o seu aspeto físico sempre foi muito agradável. A loquacidade, que em breves momentos se munia, pressupunha
um indivíduo falador e bem-disposto. Nada disso. Em família, era
distante quiçá agressivo logo que contrariado, fechando-se mais e
mais em si. Um homem, duas pessoas, uma cara e várias solidões.
Ao volante do carro, no desfilar da estrada, com o vento a soprar-
-lhe no corpo, quente e suado, sente-se livre, sente que ali existe.
O quotidiano da vida, os problemas que não soube resolver, a vida
em si, pesa-lhe mais do que o seu próprio corpo e, quando só vê
correr o tempo à sua frente numa estrada algures, sente-se feliz. Não
tem capacidade de resolução, de firmeza, de decisão.
— Se pudesse… se pudesse… eu…
Se, talvez fosse a sua divisa. Se isto tivesse sido assim… se eu
tivesse tido mais sorte, se, se, se… infindavelmente tem participado
da sua vida justificando as situações criadas, muitas vezes por displicência, por ausência de lógica, ou e quase sempre por incapacidade de definição de prioridades. Depois as origens levam-no a ser
condescendente com os menos privilegiados em contraponto com
a intolerância para os favorecidos. Tem gerido o seu caminho entre
compromissos mentais e necessidades anímicas, que na maioria das
vezes prevaleceram, deixando ir as oportunidades pelo cano abaixo
ou simplesmente perdendo-as de vista por inação. O tempo não tem
horas sempre que resolve tomá-lo sem ponteiros. Amolece na própria indolência tornando-se irascível quando chamado a atenção.
Outras alturas, em que o dinamismo é tremendo querendo fazer
tudo, sem horas, de novo. Tem uma tremenda dificuldade em lidar
com o tempo e mais ainda com os relógios que não usa. Ama a sua
privacidade cuja partilha é um ato que desconhece. Não por mal,
mas porque é a sua natureza. O seu íntimo é uma sedimentação de
sensações, de ideais, de incapacidades, de vitórias, de atos vividos,
por viver, de coisas boas e más. A serenidade dos dias tem que ser o
seu caminho, caso contrário, perde rapidamente o prumo entrando
em negação. Lidar com obstáculos, não é de forma alguma um ato,
é antes de mais, uma violação.
Quando estável é doce, mas em tudo retraído. Não existe muita
espontaneidade nos seus atos. Refletem quase sempre o medo de
não ser bem-recebido, a timidez da insegurança emocional e social.
Mas Manuel é, sem sombra de dúvida, um homem interessante e
envolvente. O sorriso fácil, o olhar direto e analítico, avaliativo da
presa sempre que o género feminino está do outro lado, concedem-
-lhe o elogio que gosta. A bizarria do seu carácter advém da dupla
forma de estar na vida. Uma forma fechada, algo acre para casa,
outra cativante para os de fora.
Clara conhece-o bem, tão bem que na maioria das vezes até
consegue saber o que lhe vai no espírito por um simples olhar, por
um silêncio, por um trejeito. É um ser simples movido por impulsos mais do que pela mente, o que lhe acarreta muitos dissabores no
mundo atual. Embora passe por ponderado não o é, relativamente
às suas opções. A liberdade em espiral de movimentos, de escolhas
atrai-o de forma irresistível. Não sopesa as sequelas e estas, na maioria das vezes, tornam-se avassaladoras.
O dia decorreu normal até ao suceder uma pequena pergunta
sobre um gasto. O dinheiro, algo que põe Manuel fora de si, particularmente quando se lhe pergunta sobre esta ou aquela despesa.
Manuel não gosta, aliás detesta prestar contas, mostrar contas. Tem
sempre o pressuposto que se desconfia dele. Não se percebe de onde
lhe advém semelhante conceção. Mas em mais de um quarto de
século de casamento, Clara, nunca soube como o marido geria o
seu dinheiro sobretudo nos tempos de abundância. A necessidade
compulsiva de esconder as contas tem causado dissabores e muito
afastamento. Manuel é incapaz de enfrentar a verdade. É incapaz.
Esconde, mente e nega. Foi sempre assim, quando está em falta é
patente a sua inaptidão em assumir-se, esconde-se, dribla-se a si próprio. Mais tarde, quando a verdade vem ao de cima, embora óbvia, a
negação continua a ser uma defesa. Só depois é que assume, quando
as evidências são tão contundentes, que já não existe espaço de fuga.
O seu rosto, por esta altura, pinta-se de uma autocomiseração como
se fosse a grande vítima, como se a vida lhe fosse madrasta. Clara
tem a certeza, ou pelo menos assim o quer acreditar, para o bem de
ambos, que Manuel é um indivíduo algo, como diria, algo inconsequente. Não mede os efeitos dos seus atos, não avalia os resultados
dos seus disparates. Acredita que as coisas escondidas não vêm à
tona. Vive numa dualidade entre enfrentar aquilo de que tem a plena
consciência que fez mal e o dia-a-dia em que se passa pelo que não é.
Hoje, como ontem, o mau humor rebentou e os gestos mais do que
as palavras, pois que é bastante parco nelas, esmagam o ambiente.
| A violência rebenta-lhe nos poros. Clara deixa-o, e a resmungar a
meia-voz vai dizendo: que devia estar fora de si quando o conheceu
ou então que ele a ludibriou com falinhas mansas. Senta-se no seu
quarto e remói a vida, tantas vezes o fez, que chega à conclusão, de
que já não há muito para remoer. A tarde vai caindo, a escuridão
veste a casa. Depois, a inação toma conta de ambos. Um no quarto,
outro cá fora no jardim. Por fim, Clara, e sempre Clara, levanta-se e
procura-o.
Tenta falar-lhe. De início o silêncio, o eterno silêncio. Não quer
responder, não quer, não gosta.
Assim em silêncio enfrentam o resto do dia. Não vale a pena.
É igual a si mesmo. Amanhã o muro já terá brechas e a vida continuará. Naturalmente que poderá ser um dia feliz e alegre, como eventualmente poderá haver outra recaída. Os dias são assim. Manuel
é assim. Foi há tanto tempo
06 janeiro, 2024
V
Estica-se no sofá meio debotado, forrado de tecido acetinado às
listas azuis e amarelas com uns interlúdios dourados, que foram
e já não estão. O seu corpo curto e redondo esboroa-se. O calor
mais o peso que teima em cair para além da linha reta do sofá
ajeitam-se na procura do lugar fresco. Nada.
Anda pelos oitenta anos. Viúva. Na solidão dos dias que fez
iguais, procura criar afetos de pensamento, procura aleitar sobre o
vazio do tempo que fez seu.
Maria Salette de Mascarenhas. Misá para as amigas de café,
Misá para os primos chegados e pouco mais. Depois sempre foi
Salette de Mascarenhas, com dois tês à francesa, como costumava
corrigir a quem lho escrevia à boa maneira portuguesa.
Misá está naqueles dias de abandono. O calor impede-a de sair,
de dar a sua voltinha, do encontro com as suas amigas. O único convívio dos dias que fazem o ano. Os filhos, não lhe prestam a atenção
nem a companhia que almeja. A solidão cai-lhe em cima em cada
manhã que acorda desde que o marido partiu. Nunca pensou que
fosse tão difícil. Quantas vezes, mentalmente, cogitou que a sua viuvez lhe traria a liberdade que sempre desejou, que nunca alcançou
porque sempre teve medo de a requerer.
Misá já viveu os anos e pouco tragou da vida. Hoje, solitária,
tem mais amargura que vida.
Nascera na aldeia em casa grande de tempos abastados já idos.
Fora a quarta. Dos primeiros anos tem uma vaga ideia suficientemente esbatida para poder recriá-la em quadros mais vividos e de
acordo com as necessidades sociais. Fora uma criança infeliz, agarrada às saias da mãe, medrosa e desapercebida. Anos mais tarde,
sempre que sentia a amargura roer-lhe as entranhas, recordava sempre a imagem.
A infância e juventude foram vividas com os padrinhos-tios
A tia, mulher amarga de feitio e de casamento, o tio de melhor coração, mas de sentidos embotados. Fizeram dela o escape dos seus
equívocos. Cresceu entre o medo e a quimera do amanhã. Não foi
feliz. Nunca o foi. Se por culpa dela se por culpa da vida. Sempre
medrosa, sempre contraída, sempre à espera do encantamento.
Ele veio quando tinha dezassete anos. Encantou-se de tal forma
que acreditou que tinha a vida aos seus pés. Puro engano. O engano
que sofreu quase toda a vida, foi tremendo. Enganou-se no amor, na
vida, no tempo e até na forma dos afetos.
Misá, ainda hoje, vive dividida entre aquilo que teve que
fazer por imperativos da moral, o que queria, o que gostava, o que
sonhava e a realidade, que não conseguiu aceitar como sua. Tentou
sempre dobrá-la ao imaginário, todavia, esta, qual fio de arame forte,
nunca se vergou. Os anos deslizaram por entre dunas condenadas
de sonhos e desejos. A velhice chegou lado a lado com a solidão.
Foi tempo de ver os retratos esbatidos ou ainda vividos da sua vida.
A uns esbateu-os mais, a outros acrescentou-lhes a cor da imaginação.
Uma vez mais, a verdade ou realidade, não resultou igual, mas é
a sua. Uma vida perdida, irreconhecível de afetos e áspera de desejos.
Em cada manhã há um ato de sobrevivência. Levanta-se, come,
faz a sua higiene, veste-se, sai, conversa, regressa a casa, vai ao cabeleireiro, encontra-se com as amigas, vai às compras, regressa a casa,
come, deita-se, vê televisão, conversa muito ao telefone, e entre os
espaços da sua rotina faz da irrealidade a realidade dos seus dias. Sente-se particularmente útil quando tem os netos mais
novos por perto, porque tem um objetivo para passar o dia.
À noite quando se estende no sofá procurando afanosamente canais
que lhe encham o tempo, vai no entrementes recordando a sua vida.
Tem de si uma opinião superior. Foi uma boa mulher, uma boa mãe,
é uma boa criatura. Revolta-se por não ser apreciada de acordo com
a sua própria imagem, revolta-se, porque se gastou na vida por amor
dos outros, e nunca ninguém a soube querer. O marido que a trocou
por outras mulheres, que a fez passar por dificuldades, que a menosprezou intelectualmente, como se ele fosse alguém douto, que apenas viu nela a mãe dos filhos, para ter alguém que lhe cuidasse da
casa. Hoje, viúva apesar da solidão que a envolve, a sua vingançazinha consiste em destacar-lhe os defeitos, os grandes e os pequenos,
como se isso a consolasse. A verdade é que Maria Salette sempre foi
uma pessoa insatisfeita. Nunca amou o que teve, achando sempre o
que os outros tinham, era o que lhe faltava. Sempre se achou bonita
mais do que as outras mulheres. Na verdade, a sua beleza sempre
foi vulgar, bonitinha para o seu tempo, mas nada mais do que isso.
Não foi uma mulher que se destacasse por outros atributos senão
o de um rosto engraçado próprio de uma jovem senhora. Nunca
houve alegria nem espírito que perpassasse, dando-lhe vida. Viveu
e vive sempre contraída na defensiva. É sofrida e infeliz. A vida dos
filhos ocupa-lhe a mente. E provoca-lhe inquietação que se junta à
sua eterna instabilidade. Gosta de se rever neles, apesar de não concordar com os seus modos de vida. Se ela pudesse, eles continuariam
a obedecer-lhe, mas não pode, o que lhe causa um certo acre de boca.
Ama o seu cantinho, no entanto sempre que lhe pedem para tomar
conta dos netos mas novos, aí vai ela. Ao ser prestável faz o seu ato
de amor porque os gestos não sabem, as palavras ainda menos que
|se lhe tolhem na boca, as doces, porque as ásperas deita-as com força
sempre que a contrariam, assim vai a sua razão.
Dos filhos, três são seus, são a sua imagem, a outra é tão parecida ao pai, lembra-lhe sempre o azedume misturado de amor que
sentiu toda a vida, enquanto ele foi vivo e a revoltou sem ser capaz de
o enfrentar para além das palavras. As suas escolhas somente refloriram após a morte do marido, porque o medo dobrou-a sempre.
Habituou-se desde cedo a controlar na retaguarda, e à medida
que o marido foi envelhecendo foi tomando as rédeas, de manso, de
mansinho. Controlo. Adora controlar, adora ser o alvo das atenções.
Sempre adorou, e hoje, é patente que uma das suas desforras é poder
ser a única senhora das atenções, sem ser relegada para segundo
plano como em vida do marido. Quando pressente que a atenção
dos filhos diminui, o fator saúde e doença é imediatamente acionado. Mais vale um pouco de comiseração do que esquecimento.
O seu passatempo preferido é recordar.
Reviver o passado e,
por vezes, verificar, que a vida poderia ter tomado outra estrada se
as escolhas ou mesmo as palavras tivessem sido outras. Já é tarde.
Neste exercício de impossíveis passados estiola muito do seu tempo
que rouba à solidão dos dias.
VI
Hoje tal como ontem os gritos originaram mais uma querela.
Tem sido assim ao longo dos anos.
Manuel, o marido, é um ser difícil. Um individuo cujo humor é
semelhante aos dias. Tem uns, em que se alaga, tem outros, em que
se confrange. Entre uns e outros fica aquele período difícil no qual
é quase impossível falar, pois que os gritos e o mau humor são uma
constante. Não aceita que o contradigam sobretudo quando se fala
sobre o meio rural e a sua dificuldade evolutiva social. A ancestralidade rural põe-no sempre em defesa. É como um caracol que ao
toque se fecha na sua casca, assim é com a diferença que enquanto
as antenas do caracol continuam macias, Manuel sem as ter, exibe-as
virtuais, acutilantes, veementes e defensivas. Sempre que o seu mau
feitio se interpõe à clareza do raciocínio, Manuel torna-se compulsivo em má educação. A ancestralidade aflora-lhe o espírito e dele faz
capa de imediato. A bestialidade oral e gesto tornam-se a sua defesa.
Desconheceu-o durante muitos anos. Tomou-o como uma pessoa
de génio controlado com espasmos episódicos, a vida, no entanto,
encarregou-se de o mostrar tal como é. Evita falar da sua infância e
juventude, aliás esconde-a.
Manuel foi uma criança de medos.
A necessidade de afeto foi sempre marcante na sua vida.
Gostava que gostassem dele, que o rodeassem, chegava a dar os
brinquedos, os poucos que possuía, para ter meninos junto dele.
Em casa, a mãe silenciosa no ramerrão da lide caseira jamais lhe prestou a atenção que carecia, e nem tão pouco o carinho que
necessitava.
— Nelo vai tomar conta da tua irmã! Nelo, vai estudar, Nelo
vai depressa à mercearia do sr. Edgar buscar um quilo de arroz,
depressa, avia-te. Nelo vai… vai… vai. E o Nelo ia. Bem-mandado,
ordenado, calado e submisso. A escola foi o seu martírio. Detestava-a.
Na maioria das vezes não percebia do que se falava. Estava longe,
muito longe. Depois as más notas saltavam ao ritmo das cinturadas
do pai, quer pela omissão quer pela negação. Pela mentira que escolhia para se esconder.
E a revolta nasceu por aquele tempo. Indistinta, casual, mas
crescendo mais do que o seu corpo. Estava lá, adormecida porque
não sabia ainda falar. Mas estava lá.
Os anos passaram. A vida esgueirou-se por entre os tempos.
Criou-se
— Ó Nelo, então pá, onde estás a trabalhar?
— Casaste? — Ah, ainda bem. — Eu? Oh estou bem. Tenho uma
fábrica, a minha mulher é artista plástica tem um estúdio em casa e
expõe. Filhos? Tenho um casal. Ele está nos Estados Unidos a tirar o
doutoramento, ela em Londres, a trabalhar em investigação. É assim
pá. E tu?
De forma resumida Manuel dá-lhe os parâmetros de vida.
Óscar, o colega, olha-o detalhadamente, incrédulo. Na sua mente
perpassa a imagem do jovem pobremente vestido, cujo aspeto suscitava as origens sempre a fazer parte de todas as associações de estudante para ter acesso ao que os outros tinham por inerência familiar.
Manuel detesta que conheçam os seus pontos fracos, e as suas
misérias. Vestir a pele de alguém emprestado pela mente, tornou-se
durante muitos anos o seu fato número um. O que dizer de uma
pessoa, com um carácter fraco e inúmeros defeitos e que, todavia, é
| boa pessoa. Uma contradição poderá pensar-se, no entanto, é esta a
verdade.
Manuel é emocionalmente instáve. A sua instabilidade levou-o
durante muitos anos a viver colado a figurinos. O dia-a-dia não se
faz de figurinos nem de cópias. Respirar cada dia é aprender a fazer
as escolhas, e na maioria das vezes elas, as escolhas, são puros atos
de humildade e esquecimento. Nada tem a ver com imagens retocadas de vidas que não existem, que são apenas relatadas na terceira
pessoa porque chegar à primeira é viver e elas, as personagens de
figurino, são fictícias. Não vivem, desenham-se. Naturalmente que
sempre foi e será mais fácil viver no faz de conta, no limbo entre a
verdade e a mentira. Um espaço opaco, porém, suficiente para resistirem. Manuel por ingenuidade ou por falta de caráter acomodou-se
na opacidade. Quem o visse nos seus quarenta anos, suporia tratar-
-se de uma figura, já que o seu aspeto físico sempre foi muito agradável. A loquacidade, que em breves momentos se munia, pressupunha
um indivíduo falador e bem-disposto. Nada disso. Em família, era
distante quiçá agressivo logo que contrariado, fechando-se mais e
mais em si. Um homem, duas pessoas, uma cara e várias solidões.
Ao volante do carro, no desfilar da estrada, com o vento a soprar-
-lhe no corpo, quente e suado, sente-se livre, sente que ali existe.
O quotidiano da vida, os problemas que não soube resolver, a vida
em si, pesa-lhe mais do que o seu próprio corpo e, quando só vê
correr o tempo à sua frente numa estrada algures, sente-se feliz. Não
tem capacidade de resolução, de firmeza, de decisão.
— Se pudesse… se pudesse… eu…
Se, talvez fosse a sua divisa. Se isto tivesse sido assim… se eu
tivesse tido mais sorte, se, se, se… infindavelmente tem participado
da sua vida justificando as situações criadas, muitas vezes por displicência, por ausência de lógica, ou e quase sempre por incapacidade de definição de prioridades. Depois as origens levam-no a ser
condescendente com os menos privilegiados em contraponto com
a intolerância para os favorecidos. Tem gerido o seu caminho entre
compromissos mentais e necessidades anímicas, que na maioria das
vezes prevaleceram, deixando ir as oportunidades pelo cano abaixo
ou simplesmente perdendo-as de vista por inação. O tempo não tem
horas sempre que resolve tomá-lo sem ponteiros. Amolece na própria indolência tornando-se irascível quando chamado a atenção.
Outras alturas, em que o dinamismo é tremendo querendo fazer
tudo, sem horas, de novo. Tem uma tremenda dificuldade em lidar
com o tempo e mais ainda com os relógios que não usa. Ama a sua
privacidade cuja partilha é um ato que desconhece. Não por mal,
mas porque é a sua natureza. O seu íntimo é uma sedimentação de
sensações, de ideais, de incapacidades, de vitórias, de atos vividos,
por viver, de coisas boas e más. A serenidade dos dias tem que ser o
seu caminho, caso contrário, perde rapidamente o prumo entrando
em negação. Lidar com obstáculos, não é de forma alguma um ato,
é antes de mais, uma violação.
Quando estável é doce, mas em tudo retraído. Não existe muita
espontaneidade nos seus atos. Refletem quase sempre o medo de
não ser bem-recebido, a timidez da insegurança emocional e social.
Mas Manuel é, sem sombra de dúvida, um homem interessante e
envolvente. O sorriso fácil, o olhar direto e analítico, avaliativo da
presa sempre que o género feminino está do outro lado, concedem-
-lhe o elogio que gosta. A bizarria do seu carácter advém da dupla
forma de estar na vida. Uma forma fechada, algo acre para casa,
outra cativante para os de fora.
Clara conhece-o bem, tão bem que na maioria das vezes até
consegue saber o que lhe vai no espírito por um simples olhar, por
um silêncio, por um trejeito. É um ser simples movido por impulsos mais do que pela mente, o que lhe acarreta muitos dissabores no
mundo atual. Embora passe por ponderado não o é, relativamente
às suas opções. A liberdade em espiral de movimentos, de escolhas
atrai-o de forma irresistível. Não sopesa as sequelas e estas, na maioria das vezes, tornam-se avassaladoras.
O dia decorreu normal até ao suceder uma pequena pergunta
sobre um gasto. O dinheiro, algo que põe Manuel fora de si, particularmente quando se lhe pergunta sobre esta ou aquela despesa.
Manuel não gosta, aliás detesta prestar contas, mostrar contas. Tem
sempre o pressuposto que se desconfia dele. Não se percebe de onde
lhe advém semelhante conceção. Mas em mais de um quarto de
século de casamento, Clara, nunca soube como o marido geria o
seu dinheiro sobretudo nos tempos de abundância. A necessidade
compulsiva de esconder as contas tem causado dissabores e muito
afastamento. Manuel é incapaz de enfrentar a verdade. É incapaz.
Esconde, mente e nega. Foi sempre assim, quando está em falta é
patente a sua inaptidão em assumir-se, esconde-se, dribla-se a si próprio. Mais tarde, quando a verdade vem ao de cima, embora óbvia, a
negação continua a ser uma defesa. Só depois é que assume, quando
as evidências são tão contundentes, que já não existe espaço de fuga.
O seu rosto, por esta altura, pinta-se de uma autocomiseração como
se fosse a grande vítima, como se a vida lhe fosse madrasta. Clara
tem a certeza, ou pelo menos assim o quer acreditar, para o bem de
ambos, que Manuel é um indivíduo algo, como diria, algo inconsequente. Não mede os efeitos dos seus atos, não avalia os resultados
dos seus disparates. Acredita que as coisas escondidas não vêm à
tona. Vive numa dualidade entre enfrentar aquilo de que tem a plena
consciência que fez mal e o dia-a-dia em que se passa pelo que não é.
Hoje, como ontem, o mau humor rebentou e os gestos mais do que
as palavras, pois que é bastante parco nelas, esmagam o ambiente.
A violência rebenta-lhe nos poros. Clara deixa-o, e a resmungar a
meia-voz vai dizendo: que devia estar fora de si quando o conheceu
ou então que ele a ludibriou com falinhas mansas. Senta-se no seu
quarto e remói a vida, tantas vezes o fez, que chega à conclusão, de
que já não há muito para remoer. A tarde vai caindo, a escuridão
veste a casa. Depois, a inação toma conta de ambos. Um no quarto,
outro cá fora no jardim. Por fim, Clara, e sempre Clara, levanta-se e
procura-o.
Tenta falar-lhe. De início o silêncio, o eterno silêncio. Não quer
responder, não quer, não gosta.
Assim em silêncio enfrentam o resto do dia. Não vale a pena.
É igual a si mesmo. Amanhã o muro já terá brechas e a vida continuará. Naturalmente que poderá ser um dia feliz e alegre, como evenualmente poderá haver outra recaída. Os dias são assim. Manuel
é assim. Foi há tanto tempo