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07 setembro, 2019

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Carta a um jovem político
A Politica ou a Politeia motivou-a dado seu lado social, humano, jurídico ou económico ou simplesmente pela apetência intrínseca à mudança. Tantas premissas num só conceito. Daí nasce ou nasceu a sua complexidade. Mas paremos com as divagações e sejamos assertivos.
Creio que todo o jovem quando a abraça sente aquele frémito de ser capaz de alguma forma em mudar o mundo. Seja o pequeno mundo à sua volta (a Pólis), seja a multiplicidade de Pólis que interligadas constituem a nossa globalidade. Pois bem, acredito que o sente, acredito que o tentará fazer, acredito que a sua força será, não um produto tóxico tão comum nas lides financeiras, mas sim uma mais-valia ricardiana em que o “resíduo”sobejará.
A minha visão política é a de quem viveu já o suficiente para ser um pouco cética sobre o uso das palavras, que de um modo geral jamais acompanharam as ações. Aliás, creio que um dos grandes problemas da política ou dos políticos portugueses é a dessincronização entre o que é pensado, quiçá legislado e o executado. Delibera-se, promete-se originando um hiato entre a resolução e a sua consecução. Talvez aqui se inicie o conceito de não política, mãe e pai de tanta abstenção.
O conceito político pressupõe à priori boas intenções dado ser umas atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos. Ora, assim sendo, porque razão debitamos tantos pós-conceitos sobre o que de errado se fez, que em boa verdade já foi julgado (as eleições têm a sedução única de cativar ou desmotivar o amante, neste caso o povo.), mas dizia eu, o eterno cliché verbal sobre os erros passados é desnecessário. A memória dos povos é irrevogável, pese muitas vezes parecer adormecida, porém quando chega a altura, estremece-se, acorda-se e uiva-se. Nós sabemos porque vivenciamos as disfuncionalidades e os erros dos quadriénios legislativos. Estamos cientes. Criticar foi próprio da uma geração da qual faço parte e não da vossa. A síndrome de “ se não foste tu, foi o teu pai há um ano” não tem lugar nesta sociedade em mutação e mutante. O ontem foi arquétipo de idiossincrasias que o futuro não comporta.
Por outro lado convenhamos que o povo já não é o que era, ainda que inculto, embora já alfabetizado, descrê facilmente qual herança de um passado ainda não tão longínquo, cuja roda da história ainda teima em manter atavismos, irresoluções e ceticismos. De má memória o analfabetismo facilitador da ditadura para a atual iliteracia potenciadora de má democracia. Ouvir não é o mesmo que compreender, ouvir não significa aplicar, (há que compreender primeiro sem ser embalado) porém as legislaturas genericamente falando, têm embalado não o povo, mas a si próprias.
Anda a politica, andam os políticos, andam os fazedores de política questionando-se sobre a razão de tamanha abstenção que grassa nas democracias ocidentais. Fazem-se estudos, preconizam-se inquéritos, delineiam-se conceitos que se procuram inscrevem em grelhas para posteriormente sofrerem a diatribe da estatística. Pobres humanos!
Quão simples é a resposta: O povo, nós, tu e eles, está farto de promessas, de ideologias, de incongruências, de injustiças. Quando os políticos e os fazedores da política se convencerem disso, então o processo de votação será revertido, porque as ações serão o espelho dos conceitos. Até lá, a estagnação será óbvia. A saturação tal como a sabemos no liquido torna-o não bebível. Do mesmo modo a saturação de boas intenções perdidas, de tanto e tanto por fazer é impeditiva da votação. Atenção que legislar ou radiodifundir promessas é a antítese da sua execução. O povo não come promessas. São por demais incompletas para saciarem a fome de vida.
Pertenço a uma geração de ideais. Aquela geração que ainda acreditou no poder da solidariedade, na verdade e na justiça. Uma geração cuja safra de homens foi notável em várias áreas, mormente na politica: Olof Palme, Bruno Craxi, Willy Brandt, J.F. Kennedy, João Goulart, Fidel Castro, João XXIII, Mário Soares, António Arnaut, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e tantos outros que se “ libertaram da lei da morte” como disse o nosso poeta maior.
O Estado de Providencia ou Estado Social ao jeito socialista tem por objetivo o bem-estar do seu povo. É factual. Em boa verdade se diga, que existiu um desenvolvimento incomensurável a nível social nestes últimos quarenta anos. Passamos de uma sociedade puramente rural (no sábio dizer de António Barreto) para uma sociedade tecnológica. O salto foi tanto e tão grande que na maioria das vezes dispensou a velha e sólida estrutura dos andaimes e decidiu movimentar-se numa espécie de parkour insano, originando quedas perigosas e deslizes pecaminosos.
Recuando um pouco, verificou-se que o compromisso entre as classes trabalhadoras e os detentores do capital cedo se cansaram mesmo tendo  ainda na memória a multiplicidade de lutas sociais violentas e crises económicas graves que foram  conducentes a um compromisso no qual os trabalhadores deixaram cair muitas das suas reivindicações e os proprietários aceitaram uma maior tributação no que respeita aos lucros de curto prazo. Esta dupla renúncia facultou a gestão do Estado e simultaneamente conferiu-lhe autonomia no que respeitava os interesses divergentes das partes, passando a tutelar a concertação social. Deste modo transformou os recursos financeiros provenientes da tributação do capital privado e dos rendimentos salariais em “capital social”, que por outras palavras se diziam ser as politicas públicas e sociais.
Ora são ou deviam ser essas mesmíssimas políticas públicas ou sociais que provavelmente seriam a matriz de desenvolvimento de um país, do nosso país. Porém e, tristemente consta-se que tal não sucede, uma vez que o desvio dos dinheiros públicos é a vergonha da politica nacional.
Abstenho-me de epítetos partidários. Recuso-os, porque acima de tudo o bem comum gizado em ideais democráticos não comportava ideologias. Essas vieram depois, muito depois, uma espécie de moda, que por ser tão volátil tem que mudar sazonalmente, neste caso quadrienalmente, mas enfim, é consensual nas grelhas da política.
Escolher esta ou aquela roupagem política é usual, tal como o é optar por este ou aquele estilo de vida de acordo com as vivências resultantes da inserção socioeconómica cultural a que somos sujeitos por inerência, opção ou desvario. Depois chega o politicamente correto. Este cavalheiro ou senhora, quiçá transexual, lésbica ou gay vinculou-se quase como regra sem que todavia se saiba o porquê. Uma moda ou uma falácia? O tempo o dirá. Se moda, passará, se falácia, a lógica repô-la-á. É nesta camuflagem que se vão gizando os costumes, os valores e a sociedade toma a forma de retorta sem conteúdo. Não, não dou pessimista, somente analítica. Aprendi que tomar a “nuvem por Juno” é muito perigoso, muito mesmo. Porque vivemos num mundo de teia comunicacional, talvez essa mesma teia se tenha extrapolado nos seus contornos e perturbado, quiçá as ideias, as nossas ideias.
A rapidez das ideias é comparada à mudança de opinião dos políticos. Mais rápida do que a mudança de fraldas que o nosso Eça preconizava, até porque hoje já são descartáveis. Verificamos como hoje se diz branco, para depois se afirmar preto e quando ambas se diluem sorri-se no cinzento. Jamais pensei que a oratória se tornasse paleta de cores, mas o que sei eu?
Desejo-lhe firmemente as melhores vitórias, as mais imparciais decisões, a mais frutuosa carreira política, no entanto tenha sempre presente de que “ as promessas só comprometem aqueles que as recebem (Charles de Gaulle) e porque o politico serve ou deve servir o povo é apenas a verdade que compromete o povo à política e com a política.
Chaves, 4 de Setembro de 2019
Maria Teresa Soares

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