Quem sou eu

Minha foto
Alguém que ama a vida e odeia as injustiças

25 março, 2008




.

O Velho e o Cajado

Dobrado de idade, o velho enfrenta de cajado em riste, o vento que o verga, talvez, mais ainda. As botas, duras de grossas, e arrogantes de rudes, pisam pesadamente a terra gelada que se abre em feridas quase vermelhas de húmus. O velho enterra os pés no tapete e digladia o ar agreste, cortante e gelado. A samarra puída de tempo cobre-lhe o tronco arqueado dos anos vividos, gastos de trabalho e de nada. Naquele dobrar de ossos mirrados, onde cada passo é uma dor aguda, onde o chiar das articulações se confundem com o assobio do vento agreste, o velho, avança por entre os penedos do caminho.

Cai a tarde. O céu azul fecha-se de luz. O cinzento dos penedos expande a tristeza pelo caminho. Aqui e ali, o verde pulula em tapetes macios ora envergonhados ora em jorros de cor. O rosto, retalho enrugado de fazenda humana, onde as quadrículas de xadrez são rugas sulcadas no padrão de uma a vida. Os olhos, lacrimejantes de pequenos e usados cujo brilho se esvai em cada dia que passa, são quase ténues azeitonas alumiadas. A barba branca e rala suja o padrão das rugas cavando-as mais ainda. Um conjunto ralo de fios brancos, cinzentos e pretos ainda vestem uma cabeça arrogante coberta por um boné surrado de uso. A samarra enoja-se de nódoas mais de cheiros. Foi um dia castanha, hoje confunde-se no granito dos penhascos. Veste o calor de um corpo em movimento.

Passo aqui, passo além em esforço rápido, vai galgando o caminho. O cajado bate seco o carreiro. Depois as botas cobrem-no. Vai rápido na mira de algo. Em redor assobia o vento. Assobia-lhe o corpo mais o rosto. Raspa-lhe os lábios e as orelhas num fustigo vivo de dança arranhada. Corta-lhe o alento, arranca-lhe o boné e revira-lhe a samarra e entesa-lhe o cajado. O vento soprado do monte. O vento cantado da terra solitária onde piam as corujas e uivam os lobos. O vento dos seus montes vestidos de mimosas ou laçados de rosmaninho.

Pára. Cospe nas costas das mãos encarquilhadas, cinzentas de pó e encardidas de trabalho. Esfrega-as, aquecendo-as na sua saliva. E vai mais um passo. Mais uma luta no dobrar da ventania. O caminho vai meio percorrido. Há que chegar do outro lado do monte. De onde o pasto se perde. Onde o verde é doce e constante. Tem que encontrar a ovelha perdida. Deve andar por ali. O lusco-fusco do dia começa a descer no horizonte. Tem que se apressar. As maganas das pernas já lhe tolhem os passos. Noutros dias, noutros tempos correra carreiro acima ou abaixo, galgara montes e valados atrás das suas ovelhas. Conhecia as suas “pequenas” pelo balir. Deitara-se na erva verde sorvendo os raios quentes das tardes. Bebera na corrente gelada dos riachos. Conhecia a terra, o cheiro, a humidade, o céu de azul e cinzento. Refrescara o desejo tantas vezes sob a chuva ou no rebolar monte abaixo. Fora a sua vida. Uma vida soprada de miséria, de vento, de desejo de fêmea e de amor.

Fora e era pastor das suas Branquinhas. O olhar era doce, o corpo quente. Baliam no ar lavado. Não lhe cobravam nada como via as outras fêmeas fazer. Baliam, pastavam, percorriam os caminhos mordiscando os trevos , como se engolissem a sorte das suas vidas. Era assim o seu mundo . Simples como as das suas ovelhas. Erguia-se com a alba de cada madrugada, espargia o rosto em pingos gélidos. Vestia as calças surradas e a camisa encardida. Sobrepunha-lhe a samarra. Acendia os cavacos já meio carcomidos da noite ,e neles esquentava uma pinga de cevada. Bebia-a de um trago. Enrolava uma côdea mais uma garrafita no bornal e dirigia-se rapidamente para o redil. Abria-o, cumprimentava as suas “meninas” depois mondava em passos as cercanias serranas até chegar à falda verde de trevos doces e macios. Dia após dia, ano após ano, até os seus ossos vergarem, os passos tartamudearem, os olhos coalharem, as mãos quase se petrificarem. Mas o seu cajado, esculpido em navalha de arte de uma forte ripa de carvalho, muitos anos antes, continuava a sua força de amparo, a sua bússola dos caminhos, o seu esteio de velhice. Era o seu cajado que o norteava naquele soprar de vento, que lhe segurava os passos na terra. Estava quase lá. Ansiava pela encosta, pelo declive que beijava lá em baixo o seu rio. Era naquela falda que o seu espírito se sentia em casa. Era lá ,que o mundo se sentava na palma do seu coração. Era lá ,que a terra beijava o céu na ponta de um sorriso azul.

E o velho chegou ao fim do seu caminho. O seu cajado bateu a terra húmida da falda, e o vento assobiou mais uma vez. Girou e descansou. O velho sentou-se encostado ao penhasco. Poisou o cajado. Cruzou as mãos, procurou a sua ovelha, avistou-a. Sorriu e fechou os olhos. E suspirando por entre o desdentado da boca abraçou o vento e partiu.

17 comentários:

Maria disse...

A vida a passar por aqui....
Obrigada

Plum disse...

Perfeito!***

Anônimo disse...

Gostei muito deste texto. Muito interessante...

Acha que a Austrália é uma ilha?

Gabriela Rocha Martins disse...

irresistível

sabes que o li
de um fôlego
com um soco mudo
no estômago
que magoou
quando cheguei
ao fim

belíssimo

[reafirmo a cumplicidade das duas postagens]


.
um beijo ,senhora minha!

Anônimo disse...

é bonito que alguém escreva sobre os velhos e os seus passos lentos apoiados pelo cajado ou pela bengala. eu tenho uma avó de 89 anos ;)

vieira calado disse...

Um texto esbelto, pintado dobre as cores da terra, os elementos, a vida.
Muito interessante.
Um abraço

Maria Laura disse...

A abordagem da vida real, com um olhar por dentro. Belo.

un dress disse...

belo texto

belas imagens

belo tudo

à luz

dos olhos

da terra densa

de mim

Andrea disse...

Una composizione molto bella e intensa.

Ciao

maria inês disse...

Perfeito, já o disseram, mas é a única coisa que me ocorre!

excelente momento musical!

C Valente disse...

Tempos duros,aqui á humanidade
Saudações amigas e bom fim de semana

Calimera disse...

Como gostei do que li.
Como é bom ver que alguém dedica tempo ao nossos velhinhos.
Obrigada
Beijinho

Mário Margaride disse...

Belo texto minha amiga!

A vida, é de facto muito dura e difícil.

Bom fim de semana!

Beijinhos...

Mário

addiragram disse...

Pintura de palavras, bordado de sons!

Gabriela Rocha Martins disse...

estamos a preparar a mochila de antevéspera para a rentrée de segunda.feira?

.
um beijo ,miúda!

Gasolina disse...

Essa partida... senti-a no vento, nesse abraço de olhos fechados.
Tudo devería ser assim, mansamente, de mãos cruzadas.

Palavras lindas.
Gostei tanto, tanto!

Um beijo. Emocionada.

Mateso disse...

Sorriu e agradeço-vos.
Um beijo